Crea-PE apresenta o plano de fiscalização preventiva para as indústrias do Porto de Suape

As ações educativas serão iniciadas dentro de 30 dias e tem como objetivo evitar sinistros na área portuária

O Crea-PE vai realizar ações preventivas e educativas voltadas às atividades desenvolvidas pelas engenharias nas indústrias instaladas no Complexo Industrial de Suape, localizado entre os municípios do Cabo de Santo Agostinho e Ipojuca, no Litoral Sul de Pernambuco. Atualmente, o Complexo de Suape conta com um conglomerado de 83 empresas de capital nacional e internacional, em operação ou implantação, distribuídas em 11 polos.

Nesta segunda-feira (30), o presidente em exercício do Crea-PE, Clóvis Segundo, o vice-presidente, Pedro Paulo Fonseca, e a Superintendente Técnica, Adriana Pereira, estiveram reunidos com a diretora de Infraestrutura de Suape, Renata Loyo, o coordenador de Manutenção, André Cavalcanti, e representantes de empreendimentos instalados na área portuária. O encontro aconteceu no auditório da sede administrativa e teve como pauta a apresentação do plano de fiscalização do Conselho, que será iniciado no prazo de 30 dias.

O presidente em exercício do Crea-PE, Clóvis Segundo, abriu a reunião reforçando o caráter educativo das ações fiscalizatórias. “O Crea-PE entende que é importante prestar esse serviço à sociedade. A fiscalização é um dos pilares de atuação do Conselho e tem como objetivo evitar que sinistros aconteçam dentro da área portuária”, afirmou.

Durante as ações de fiscalizações, serão avaliadas se as obras, serviços ou manutenções nas indústrias do Porto estão sendo executadas por profissionais devidamente registrados no Conselho. Para isso, a Superintendente Técnica do Crea-PE, Adriana Pereira, explicou para os representantes das indústrias sobre a necessidade de os empreendimentos solicitarem as Anotações de Responsabilidade Técnica (ART) de cargo e função e das de obras e serviços.

Para o vice-presidente do Conselho, Pedro Paulo Fonseca, o encontro de hoje foi extremamente importante. “A reunião foi muito proveitosa. Fomos bem recebidos e conseguimos conversar diretamente com os representantes dos empreendimentos que formam o Complexo de Suape sobre a importância e a responsabilidade de cada profissional das engenharias”, pontuou.

Participaram da reunião representantes de Suape, da Pernod Ricard Brasil, Solar Coca Cola, Estaleiro Atlântico Sul, Terminais Marítimos de Pernambuco S/A (Temape), Posto Rota Petróleo, SIW Kits Eólicos, E-LOG Pátio, Indorama Ventures Polimeros e da Concessionária Rota do Atlântico.

André Cavalcanti, coordenador de Manutenção de Suape, falou da alegria em receber o Crea-PE no Porto. “A gestão do Completo de Suape é muito técnica e nós, que convivemos com o Crea-PE, sabemos da coerência das normas. Considerando o tamanho de Suape, de 13,5 hectares, são diversas as atividades de engenharias desenvolvidas aqui e trazer o Crea-PE para onde a engenharia acontece se faz necessário”, pontuou.

Hoje, as empresas que atuam em Suape são distribuídas nos seguintes polos: Logístico, Granéis Líquidos e Gases, Naval e Offshore, Petroquímico, Pré-forma Plástica, Componentes Eólicos, Geração de Energia, Alimentos e Bebidas, Material de Construção, Metalmecânico e o recente polo Farmacêutico.

“Considerei o encontro muito interessante. Principalmente, porque busca, por meio de ações educativas, atuar em cima de falhas ou diminuir os potenciais riscos”, explicou Marcelo Castro, representante da Alpek Polyester, que ocupa uma área de 547 mil m² no Complexo de Suape e produz PTA (ácido tereftálico purificado), filamentos e resina PET (polietileno tereftalato).

Crédito das fotos: Junior Souza e Equipe de comunicação do Porto de Suape