Crea-PE busca apoio de deputados federais pernambucanos para Memorial da Engenharia e projetos de Athis

O presidente do Conselho, Adriano Lucena, encontrou-se com André de Paula (PSD-PE) e Tadeu Alencar (PSB-PE) para apresentar pleitos da categoria

O presidente do Crea-PE, Adriano Lucena, reuniu-se na última quinta-feira (8) com o deputado federal, André de Paula (PSD-PE). Na pauta, assuntos de interesse dos profissionais do Conselho e da sociedade. O primeiro tema abordado foi a implantação do projeto Memorial da Engenharia, que deve ser implantado na antiga Escola de Engenharia de Pernambuco. Será o primeiro do País e faz parte de uma proposta mais ampla: a revitalização do Centro da cidade, com aposta no potencial turístico da área.

A rota começa com o Mercado da Boa Vista, que passou por uma reforma recente, onde ganhou sistemas de esgotamento, pintura, grafitagem, iluminação, embutimento de fios e novas calçadas, com investimentos de mais de R$ 3 milhões. Vai pela Praça Maciel Pinheiro, segue pela Casa de Clarice Lispector. A próxima parada é o Teatro do Parque, reaberto em dezembro passado, após uma longa reforma.

Na sequência, tem o Instituto Arqueológico Histórico e Geográfico Pernambucano. Para este ponto, um reforço de peso. Num encontro virtual com o deputado federal Tadeu Alencar (PSB-PE), que também aconteceu na última quinta (8), Adriano Lucena recebeu a informação de que o deputado apresentou uma emenda de R$ 500 mil para o instituto. O direcionamento de verbas é uma continuidade do que o deputado já vem identificando como potencial turístico daquela região. Ele se comprometeu em arregimentar a bancada pernambucana em prol de apoio para projetos para o Centro da cidade.

Ainda na trilha turística, histórica e cultural no entorno do Centro do Recife, Conde da Boa Vista, revitalizada e repaginada. Indo pela Rua do Hospício, mais precisamente no número 371, o futuro Memorial da Engenharia. O prédio, composto por dois blocos, foi inaugurado em 1945 e pertence à UFPE. Tem uma área de 3,3 mil metros quadrados. Seu primeiro bloco está desativado desde 2016. No segundo bloco, a UFPE mantém salas de aula do curso de Direito. O local abriga as memórias da época de construção de parte do Estado. O próximo passo é eternizar estas memórias e partilhar com sociedade e visitantes.

Do mundo dos números, ao mundo das leis, quando o roteiro turístico, histórico e cultural passa pela Faculdade de Direito da UFPE, fundada em 1827 por Dom Pedro I, responsável pela formação de grandes nomes da história pernambucana. Próximo à faculdade, a Câmara de Vereadores do Recife, que tem o projeto de transformar seu prédio no Museu da Memória da Câmara. Isso está previsto quando a Câmara mudar-se para uma nova sede. Então, o atual endereço seria um local para preservar as memórias e a história da Câmara de Vereadores, para que a sociedade conheça a sua história.

Na vizinhança, tem o Parque 13 de Maio, a Assembleia Legislativa e na sequência da Rua da Aurora, que tem um projeto de requalificação engatilhado. A apresentação do projeto para o Centro do Recife ao deputado André de Paula passa pelo apoio dele na apresentação de emendas em favor da UFPE para que ela invista na implantação do Memorial de Engenharia.

ENGENHARIA PÚBLICA
Um segundo assunto tratado na conversa com André de Paula foi a Lei 11.888 de 2008, conhecida como a Lei da Engenharia Pública. Ela assegura às famílias de baixa renda assistência técnica pública e gratuita para o projeto e a construção de habitação de interesse social. “A gente está com um projeto do Crea na Comunidade, onde queremos levar a engenharia para as áreas mais carentes do Recife. Selecionamos 10 bairros que seriam beneficiados com emendas parlamentares. Esses recursos seriam repassados para a prefeitura. Nada de recursos para o Crea. Recursos para o município para que sejam aplicados nos projetos dos bairros”, explicou Lucena.

Os 10 selecionados inicialmente são o Alto José do Pinho, Alto de Santa Isabel, Ibura de Cima e Ibura de Baixo, Bomba do Hemetério, Santo Amaro, Ilha de Deus, Bode, Brasília Teimosa e Caranguejo Tabaiares. O projeto propõe visitas às comunidades carentes do Recife para produzir diagnósticos dos problemas de engenharia encontrados. Estudantes do CREA-JR e de instituições de ensino parceiras serão orientados por professores e voluntários do Sistema Confea/Crea com apoio das lideranças comunitárias.

SALÁRIO MÍNIMO PROFISSIONAL
O salário mínimo profissional foi outro ponto abordado na conversa com André de Paula. A extinção do piso está num dos artigos da MP 1040, aprovada pela Câmara dos Deputados Federais, no último dia 23 de junho. O texto agora foi para o Senado, onde será apreciado e votado. O Crea-PE e todo o Sistema Confea estão empenhados em suprimir este artigo da votação no Senado.

Depois de uma conversa de Adriano Lucena com assessores do senador pernambucano, Jarbas Vasconcelos (MDB), o senador apresentou uma emenda de supressão do artigo que trata da extinção do salário mínimo de engenheiros, químicos, arquitetos, agrônomos e veterinários. Conseguindo derrotar essa emenda no Senado, volta para a Câmara dos Deputados, então os parlamentares vão ter uma participação bastante efetiva. Por isso, temos que antecipar o compromisso dos deputados”, justificou Lucena.