Crea-PE busca integrar agendas de lideranças profissionais com foco em soluções para o Brasil

Numa reunião inédita, integrando lideranças de órgãos profissionais dos mais diversos segmentos, como medicina, contabilidade e arquitetura, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco, Crea-PE, compartilhou dados para elaborar uma soma de visões na ação “Um Projeto para o Brasil”. A agenda aconteceu na tarde da terça-feira (27.10), em formato virtual, durando cerca de duas horas.

O presidente do Crea-PE, Evandro Alencar, o coordenador do Projeto e membro do CTP – Comitê Tecnológico Permanente, do Conselho, João Recena, e demais membros do Comitê também presentes ao encontro, receberam o presidente da Academia Pernambucana de Ciência Agronômica, Mauro Carneiro dos Santos, presidente da Academia pernambucana de Medicina, Hildo Rocha de Azevedo, presidente da Academia pernambucana de Ciências, José Antônio Aleixo da Silva, o diretor presidente do Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (Cremepe), Dr. Mário Fernando da Silva Lins, representando a APEENG, José Carlos de Miranda Farias, o conselheiro titular do Conselho Regional de Arquitetura e Urbanismo (CAU-PE), Henrique Marques Lins e a presidente do Conselho Regional de Contabilidade (CRC-PE), Maria Dorgivânia Arraes Barbará.

Evandro Alencar explicou que “Um Projeto para o Brasil” foi criado neste segundo semestre com o objetivo de ampliar a visão de estudantes e profissionais das engenharias, agronomia e geociências, ligados ao Sistema Confea/Crea, também a toda a sociedade, em relação aos desafios do país.

“Palestras em formato de webinar tem sido transmitidas desde setembro abordando temas como economia, educação, saúde, saneamento, agricultura, energia, com previsão de se estender até dezembro”, informou.

Segundo disse, o Crea-PE identificou nos órgãos profissionais reunidos, os Conselhos, as Associações, a missão comum de contribuir com a reflexão e colaborar com alternativas frente aos desafios de todo o país. O engenheiro Mário Quirino elogiou a iniciativa parabenizando o presidente Evandro Alencar com o que chamou de “experiência ímpar do Crea-PE”. A presidente do CRC-PE, Dorgivânia Arraes, falou da importância do projeto e da satisfação em fazer parte da reunião contribuindo com a ideia de discussão sobre tema como a reforma econômica.

No encontro foram discutidos tecnicamente, temas como a Covid-19, sustentabilidade, formação profissional, entre outros. O engenheiro Agrônomo, Geraldo Eugênio, do CTP do Crea-PE, fez um alerta sobre o fato de que não conseguimos gerir a nossa política ambiental, assim como não progredimos no item educação, lembrando da falta de investimentos na pesquisa e no aperfeiçoamento dos profissionais das mais diferentes modalidades e segmentos. Enfatizou que quem faz o país são os seus cidadãos e que nesse contexto temos que apresentar cenários alternativos no que se refere à possibilidade e visões de ações que nos faça a curto prazo um país diferente.

Destacando o quanto essa conexão de saberes e competências é valiosa, o presidente do CREMEPE, Mário Lins, sugeriu uma agenda comum abordando o tema SUS, Sistema Único de Saúde. A reforma tributária foi sugerida pelo CRC. Como encaminhamento, ficou acertada a construção de agenda comum, integrando os Conselhos, órgãos participantes, mobilizando segmento profissional e acadêmico com foco nesses dois primeiros temas indicados.

Todo o conteúdo da série “Um Projeto para o Brasil”, pode ser acessado no canal oficial do Youtube do Crea-PE (https://www.youtube.com/creapeoficial).