Crea-PE comemora 82 anos de fundação com valorização e benefícios para os profissionais e sociedade

Cartão 82 anosO Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco (Crea-PE) comemora, nesta quinta-feira (07), 82 anos de fundação. Para comemorar a data, o presidente do Crea-PE, Evandro Alencar, parte bolo, a partir das 8h, ao lado de profissionais do Sistema Confea/Crea e Mútua, inspetores, conselheiros e diretores do órgão.

Criado pela Resolução 02, de 23 de abril de 1934 do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), para fiscalizar o exercício profissional do engenheiro e agrimensor e de áreas afins, o Regional pernambucano foi instalado como autarquia federal em  07 de julho de 1934 sob a sigla Crea 2ª Região, abrangendo os Estados de Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará, com sede na cidade do Recife.

Com a Resolução do Confea n° 251, de 16 de dezembro de 1977, os Creas passam a ser denominados com a sigla do estado onde estão sediados e, em seguida, as siglas das demais unidades da federação supervisionadas. Com este formato de identificação, o órgão em Pernambuco passou à sigla: Crea-PE-FN (Fernando de Noronha). Só em 1988, com a incorporação do território de Fernando de Noronha a Pernambuco, a sigla assumiu a forma atual: Crea-PE.

Em seu segundo ano de gestão, Evandro Alencar aproveita a data para comemorar também importantes avanços dados pelo Conselho na sua gestão. “É tempo de comemorar. Entendemos que já melhoramos, e muito, o nosso Crea-PE. Pela primeira vez, fizemos 10 encontros microrregionais do Congresso Estadual de Profissionais, o que nos faz inserir mais profissionais nos debates sobre o nosso Conselho. Também instalamos novas inspetorias, implantamos o novo Sistema Operacional de Informações Técnicas e Administrativas do Crea, promovemos o Terça no Crea e o Crea na Estrada, para valorização profissional, estimulamos a criação de novas associações profissionais, criamos o Colégio de Entidades Regionais, começamos os trabalhos do Comitê Tecnológico Permanente e estamos em fase de implantação do Crea Móvel”, comemora Evandro.

Ainda como projetos em andamento, ele destaca os projetos desenvolvidos com a Prefeitura de Afogados da Ingazeira: o Casa Legal, que irá beneficiar a população de baixa renda com assistência técnica de baixo custo, e o Pequenos Matemáticos, Futuros Engenheiros, que irá estimular o estudo da matemática na educação básica.”Aos 82 anos, o Crea-PE está em uma nova fase, mais moderno e preocupado com os profissionais e com a sociedade”, finaliza Evandro.

Rui Gonçalves
ASC do Crea-PE