Crea-PE

Crea-PE participa do Gis Day realizado pela UFRPE na Unidade de Serra Talhada

A Unidade Acadêmica da Universidade Federal Rural de Pernambuco em Serra Talhada (UFRPE/UAST), no Sertão do Pajeú, realizou, nesta quarta-feira (16) o 1º GIS Day UFRPE/UAST. O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco marcou presença no evento, que contou com a participação de representantes de organizações locais que colaboram para o desenvolvimento da geotecnologia voltada à sociedade. O engenheiro Nailson Pacelli, conselheiro indicado pela Abenc-PE, na Câmara Especializada de Engenharia Civil (CEEC) do Crea-PE, representou o presidente do Conselho, Adriano Lucena.

O GIS DAY é celebrado em nível global desde 1999 para mostrar as tecnologias geoespaciais e aplicações do Sistema de Informações Geográfico (SIG) ou Geographic Information System (GIS) no mundo real e como estão fazendo a diferença nos negócios, governos e sociedades. Trata-se, portanto da comemoração do Dia dos Sistemas de Informação Geográfica (GIS DAY). Segundo especialistas, esses encontros resultam no processo de compartilhamento e conhecimento das informações e das ações desenvolvidas via trabalhos científicos de cunho espacial, assim como seus impactos no desenvolvimento da sociedade local.

Segundo Pacelli, o dia tem como característica apresentações sobre o uso das ferramentas de SIG, nas pesquisas, no ensino e na extensão, no contexto acadêmico. Assim como o uso desta ferramenta em atividades profissionais, nas áreas das engenharias, geografia, biologia, meio ambiente, produção agrícola e no urbanismo aplicado nos espaços urbanos e rurais.

Assim, a Unidade Acadêmica de Serra Talhada da UFRPE, coordenada pelo Laboratório de Geotecnologias Aplicadas ao Semiárido (LAGAS), celebrou a data em evento que contou com a participação de discentes, técnicos e docentes da UFPRE/UAST, além de técnicos e representantes das secretarias municipais de Agricultura e Recursos Hídricos e a Secretaria de Meio Ambiente, CPRH e ToposReferência.

Na programação, duas mesas redondas trataram sobre assuntos distintos: na primeira, o tema foi “Geotecnologias Aplicadas à Gestão Rural Municipal”, referente a um programa de extensão fomentado pela Pró-reitoria de Extensão, Cidadania e Cultura da UFRPE (PROExc) em parceria da Secretaria de Agricultura e Recursos Hídricos da Prefeitura de Serra Talhada.

A outra foi sobre o “Uso de Geotecnologias na Regularização Fundiária de Pequenos Agricultores no Sertão do Pajeú”, com a apresentação das ações desenvolvidas por um projeto apoiado pela FACEPE, em parceria com o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Serra Talhada e a empresa ToposReferência.

A programação incluiu ainda a I Mostra Acadêmica das Atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão, abordando assuntos relativos à celebração do Gis Day.

Skip to content