Crea-PE dá posse a novos conselheiros e lança programa de obras prioritárias

A agenda reuniu mais de 100 pessoas na noite da sexta-feira, 17.01, na cidade de Garanhuns. No auditório da AESGA, foi feita a abertura da primeira Plenária do ano no Conselho, onde foram empossados 10 novos conselheiros para atuação no  Conselho Regional de Engenharia e Agronomia, Crea-PE, até 2022. O presidente do órgão, Evandro Alencar, desejou sucesso aos novos titulares e suplentes incluídos no quadro institucional – composto por 38 integrantes ao todo, destacando a importância da colaboração e da dedicação com qualidade, neste trabalho que impacta vidas, empreendimentos, a sociedade em geral.

O engenheiro florestal Emanuel Araújo Silva titular pela UFRPE, 36 anos, um dos mais jovens na posse de Conselheiros, disse que está animado, e buscará contribuir para que o Crea-PE seja ainda mais atuante para a sociedade. Disse que pensa em focar  principalmente em novas parcerias com instituições de ensino. A engenheira civil Jéssica Fernandes, empossada suplente, pela AESGA, disse que sentia-se honrada com a posse, e como mulher, engenheira, vai se esforçar para fazer o melhor possível pelo futuro das profissões ligadas ao Crea-PE.

Num momento especial, o presidente do Crea-PE fez o lançamento do Programa de Obras Prioritárias. Explicou que a partir de fevereiro vai disponibilizar para profissionais do Sistema Confea/Crea, acesso à lista de obras para que sejam escolhidas 05 prioridades na esfera estadual e 05 no âmbito federal. “ Nosso intuito é o de dar conhecimento às gestões estaduais, federais, à sociedade, sobre a opinião dos profissionais da engenharia, da agronomia e geociências, a respeito das obras mais importantes para o desenvolvimento de Pernambuco”, afirmou.

O Conselheiro Federal por Pernambuco, Waldir Duarte Filho, destacou o pioneirismo do Crea-PE neste tema. Lembrou que a ideia foi apresentada pelo presidente Evandro anteriormente no Colégio de Presidentes do Brasil e Pernambuco partiu na frente. Acredita que ouvir engenheiros, agrônomos e geocientistas, além de tecnólogos de todo o estado, ativos no Sistema Confea/Crea, vai gerar um resultado de muita qualidade, pois vem de visão coletiva, democratizando e facilitando acesso a informações e orientações para decisões. Finalizou dizendo que o Programa de Obras Prioritárias do Crea-PE tem tudo para contribuir para impulsionar a economia e as atuações profissionais em geral.

Na sequência, foi apresentada uma palestra técnica sobre Sustentabilidade Ambiental em Recursos Hídricos, com o Geólogo Waldir Duarte, juntamente com o engenheiro agrônomo José Geraldo Eugênio, com coordenação o também engenheiro agrônomo, Gerson Quirino. Foram apresentadas informações sobre água subterrânea, aquíferos costeiros, problemas com a remoção da cobertura vegetal, políticas públicas para gestão das águas. O professor Waldir Duarte destacou a importância da gestão de recursos hídricos bem estruturada, com participação da sociedade, apoio legal e estrutura funcional. O professor Geraldo Eugênio, falou sobre mudanças climáticas, e a necessidade de monitoramento e planejamento de ações diferenciadas para gestão das secas. Propôs a otimização da estrutura de coleta e análise de dados e o estreitamento da relação entre academia, produtor e o mercado, entre outros pontos.

No sábado, a programação contou com atividades o dia inteiro, no 6º. Seminário de Lideranças Regionais do Crea-PE reunindo inspetores de todo o estado e os conselheiros veteranos e novatos do Crea-PE . Pela manhã houve Workshop sobre Liderança com Propósito, com a Coach Ana Cantarelli – em parceria com o Crea-PE e Treinamento no SITAC – Módulo Conselheiro. À tarde, retomada da Plenária com agendas de planejamento. O evento contou ainda com o apoio a AESGA e da Interdata Cursos.