O encontro compartilhou experiências e discutiu temas de interesse comum dos dois estados, como PPPs e retrofit
Os caminhos para redução no déficit habitacional nas cidades pernambucanas e a melhoria nas condições de moradia da população estão na pauta do Crea-PE. Nessa quinta-feira (10), o presidente do Conselho, Adriano Lucena, e o engenheiro civil José Carlos de Souza Campos, inspetor de Jaboatão dos Guararapes, foram recebidos na sede da Companhia Metropolitana de Habitação de São Paulo (Cohab-SP) pelo diretor de programas de planejamento e fomento habitacional da Companhia, Ricardo Leal, e pela superintendente Heloísa Ramalho.
Na reunião foram compartilhadas experiências sobre temas de interesse comum dos dois estados, a exemplo da realização de Parcerias Público-Privadas (PPPs), a fim de otimizar a construção de novas moradias, revitalizar unidades já existentes; e ações de retrofit para a recuperação de espaços degradados e imóveis antigos e abandonados, especialmente em grandes centros urbanos. O encontro abordou ainda iniciativas desenvolvidas em Pernambuco, como os programas Morar Bem e Reforma do Lar, da Companhia Estadual de Habitação (Cehab-PE), que visam beneficiar a população por meio de melhorias estéticas e funcionais em residências.
Durante a agenda em São Paulo, Adriano Lucena reforçou o papel ativo do Conselho no debate sobre a construção de políticas habitacionais, alinhadas ao desenvolvimento urbano. O presidente citou, por exemplo, o evento “Retrofit – Caminhos para o Centro do Recife”, capitaneado pela Prefeitura do Recife e que reuniu especialistas, investidores e gestores públicos para debater soluções voltadas à requalificação urbana da capital pernambucana. O Crea-PE marcou presença no evento, contribuindo nas discussões de ampliação da oferta de moradia no Recife.
“O Crea-PE está comprometido em buscar soluções eficientes para os desafios habitacionais do nosso Estado. Na Cohab-SP, discutimos sobre ferramentas e estratégias que podem transformar realidades, garantindo moradia digna parta as pessoas e revitalizando os espaços urbanos,” destacou o presidente.