Primeiro vice-presidente, Luiz Borges, representou o Conselho em reunião com o prefeito João Campos
Um encontro para fortalecer o diálogo entre instituições e o poder público municipal. O primeiro vice-presidente do Crea-PE, Luiz Borges, participou, nesta terça-feira (28), do encontro promovido pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado de Pernambuco (Sinduscon-PE), em parceria com a Associação das Empresas do Mercado Imobiliário de Pernambuco (Ademi-PE). A reunião contou com a presença do prefeito do Recife, João Campos, e de empresários da construção civil e do setor imobiliário.
Durante o encontro, o prefeito apresentou as principais ações previstas para os próximos anos de sua gestão, voltadas ao desenvolvimento urbano e social da cidade, especialmente na área de habitação. Um dos temas centrais do encontro foi a Lei de Parcelamento, Uso e Ocupação do Solo (LPUOS), sancionada em outubro pela Câmara Municipal do Recife.
Segundo João Campos, a nova legislação tem como objetivo promover o crescimento ordenado da cidade, estimulando a moradia no centro urbano, com ênfase na habitação de interesse social, além da criação de mais espaços públicos e áreas verdes. A medida também busca revitalizar a área central do Recife.
Em sua fala, Luiz Borges destacou a importância do alinhamento técnico entre o município e o Crea-PE na aplicação da nova lei.
“Com a aprovação da Lei de Uso e Ocupação do Recife, ressaltamos a importância de que o regulamento esteja em consonância com a Resolução 195/2025 do CNJ, que valoriza o protagonismo dos profissionais da engenharia, especialmente nas áreas de cartografia e agrimensura. O Crea-PE se coloca à disposição do município para contribuir com esse debate”, pontuou.
Na Reunião, o prefeito anunciou o envio de dois novos projetos de lei ao Legislativo, com o objetivo de reabilitar o centro do Recife e reforçar a LPUOS: a Política de Remissão de Débitos Tributários e o projeto de Regulamentação da Desapropriação por Hasta Pública (DHP). “O centro do Recife foi se esvaziando ao longo dos anos, mas a nossa gestão tem trabalhado para reocupá-lo. Reforçando esses esforços, estamos encaminhando os novos projetos à Câmara de Vereadores”, destacou João Campos.







