Crea-PE

Crea-PE discute soluções para a requalificação do Centro do Recife por meio do retrofit

O presidente do Conselho, Adriano Lucena, participou do evento que reuniu especialistas, investidores e gestores públicos

O Crea-PE está presente nas discussões sobre o processo de revitalização do Centro do Recife. Nessa quinta-feira (10), o presidente do Conselho, Adriano Lucena, participou do evento “Retrofit – Caminhos para o Centro do Recife”. A programação, realizada no Moinho Recife Business, no Recife Antigo, reuniu especialistas, investidores e gestores públicos para debater soluções voltadas para a requalificação urbana da região central da capital pernambucana. Também participaram do evento o chefe de gabinete do Crea-PE, Marcos Carvalho, e o gerente administrativo do Conselho, Leonardo Coimbra.

O encontro foi uma iniciativa do escritório Urbano Vitalino Advogados, com apoio da Prefeitura do Recife, e contou com a participação de representantes do Banco do Nordeste, do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e da Associação das Empresas do Mercado Imobiliário de Pernambuco. Os especialistas abordaram temas como a preservação do patrimônio histórico, desafios jurídicos e novas oportunidades no mercado imobiliário recifense. O objetivo foi promover o diálogo entre investidores e profissionais do setor, propor soluções e compartilhar experiências bem-sucedidas de outras cidades do Brasil e do exterior.

O presidente do Crea-PE destacou as contribuições do Conselho no processo de requalificação urbana. “Um evento que reúne tantas instituições para pensar a recuperação do Recife precisa considerar as pessoas: quem vai ocupar os espaços, como serão utilizados e quais áreas passarão por intervenção. Precisamos de uma cidade mais inclusiva, e a engenharia pode ser um instrumento poderoso de promoção do bem-estar social”, afirmou Adriano Lucena.

Uma das palestrantes foi Ana Paula Vilaça, chefe de gabinete do Recentro. Ela apresentou exemplos de cidades brasileiras, atualmente em processo de reabilitação de suas áreas centrais, e detalhou as ações da gestão municipal. “Desde 2021, a Prefeitura do Recife vem desenvolvendo leis de incentivo fiscal e uma série de ações para atrair atividades econômicas e culturais, moradias, comércios e serviços, a fim de movimentar essa área que é a alma e o coração da cidade”, ressaltou.

Pular para o conteúdo