CREA-PE e Asa Indústria firmam parceria em prol do projeto “Mundo Limpo, Vida Melhor”

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco (CREA-PE), preocupado com as questões ambientais, em especial, a contaminação do solo e das águas dos rios, pelo descarte inadequado do óleo de fritura, passou a integrar o projeto “Mundo Limpo, Vida Melhor”, ação socioambiental desenvolvida pela Asa Indústria, que permitirá o recolhimento do óleo de fritura usado, através de coletores a serem instalados na sede do CREA-PE, Escritórios de atendimentos e em algumas Inspetorias Regionais.

Na manhã desta segunda-feira, 20, durante reunião, na sede do CREA que contou com a participação do presidente em exercício Fernando Lapenda, o chefe de Gabinete Joadson Santos e as representantes da Asa Indústria, Érica Medeiros, coordenadora de Responsabilidade Socioambiental e a gerente de Qualidade, Desenvolvimento e Responsabilidade Socioambiental Flávia Moura de Moraes, foi formalizada a integração do CREA-PE ao projeto, por meio da assinatura de um Termo de Cooperação Técnica, que vigorará até o final de 2020.

Entenda melhor o projeto Mundo Limpo, Vida Melhor: (fonte: http://www.bioblog.com.br/programa-socioambiental-da-asa-visa-mostrar-como-um-mundo-limpo-pode-deixar-vida-melhor/)

Criado pela ASA, em 2008, empresa tradicional do estado que há 20 anos oferece diversos produtos e marcas que estão presentes na vida das pessoas nas áreas de alimentos, bebidas, higiene, limpeza e com um grande potencial  criativo e diverso, o projeto leva até crianças, jovens e adultos a importância da preocupação com o meio ambiente e a sua preservação. Chamado de “Mundo Limpo,Vida Melhor” para orientar como pequenas atitudes no dia a dia podem fazer a diferença.

Uma das propostas da iniciativa trata do tema do descarte correto do óleo utilizado para fritura. “Todos sabemos o quanto isso pode ser prejudicial ao ser jogado nas pias e ralos, causando a contaminação de rios, lagos e até dos mares”, explica Flávia Moura, da ASA, uma das responsáveis pelo projeto.

Ao descartar corretamente o óleo, a comunidade ainda contribui com a Fundação Alice Figueira de apoio ao Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (IMIP), por meio de doações financeiras resultantes da troca do óleo coletado. Para participar basta armazenar o óleo usado em garrafas pet e entregar no posto de coleta mais próximo de casa. A cada litro coletado o centro de saúde recebe uma contribuição financeira. Além disso, essa ação ajuda a preservar, em média, cerca de 20 mil litros de água. “Entendemos que o processo de coleta seletiva de resíduo precisa de muita conscientização para que aconteça a solução adequada, que é a coleta e a destinação”, explica Flavia Moura.

Para ajudar na difusão do programa, a empresa ainda criou uma cartilha especial, explicando passa a passo as formas de participação e, ainda, com atividade ilustrativa para as crianças. É possível baixar a cartilha direto no site.

A ASA iniciou suas atividades em Pernambuco há 20 anos e hoje está presente no dia a dia de milhares de lares em todo o Brasil. Junto com seus produtos, os consumidores também têm a chance de participar desse projeto ambiental, que recebe apoio de mais de 2.500 pontos de entrega voluntários. Mais informações sobre as ações, estão no e-mail: mundolimpovidamelhor@asanet.com.br