Crea-PE e CELPE realizaram com sucesso 1º. Webinar sobre Projetos Elétricos

Mais de 90 pessoas, entre profissionais e estudantes da engenharia civil e elétrica, participaram do 1º. Webinar promovido no estado, em parceria entre o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco (Crea-PE) e a CELPE. A programação teve início às 19h na quarta-feira, 05.08, com saudações do presidente do Crea-PE Evandro Alencar e do superintendente Técnico da CELPE, André Luiz dos Santos.

A capacitação foi sobre o “Processo para Apresentação e Aprovação de Novas Ligações Elétricas na CELPE – Mais Agilidade e Eficiência. Alencar ressaltou que essa agenda veio atender a demanda da Câmara Especializada em Engenharia Elétrica, destacando a importância da parceria com a CELPE, principalmente por que o objetivo de otimizar resultados nos projetos de novas ligações elaborados por profissionais do Sistema Confea/Crea e Mútua – com atribuições para os serviços – favorecendo a ambos os lados, fortalecendo integração e colaboração.

O superintendente, afirmou que para a CELPE o cumprimento das normas têm como ponto principal a segurança das pessoas. “Não temos interesse em reprovar processos. A finalidade do nosso trabalho é ser o mais célere pois sabemos que vocês correm contra o tempo”, enfatizou.

A CELPE buscou explicar melhor aos profissionais como ter aprovados os seus projetos elétricos com mais rapidez e eficiência. Como grande parte desses projetos são devolvidos por motivo de erro no preenchimento, inclusive, das Anotações de Responsabilidade Técnica (ART), a colaboradora que atua da Divisão de Acervo Técnico (DATE), como assistente Técnica, Ranjana Yadav falou sobre o preenchimento das ARTs, especificamente no que se refere aos registros de projetos elétricos e sobre as atribuições dos engenheiros civis e eletricistas.

A executiva responsável pela área de relacionamento com os clientes corporativos da CELPE, Carla Patrícia Malheiros, detalhou quais e como utilizar os canais de atendimentos disponíveis para os clientes desse grupo. Ela listou acessos via portal, whatsApp, e-mails, números de SMS e o 106 bem como canais para atender chamados por falta de energia, além do telefone 0800 282 5599 como do Call Center da companhia. Concluiu afirmando que a utilização desses canais tem como benefício conteúdos específicos, agilidade e comodidade para os usuários.

Em seguida, a palestra sobre o tema do encontro foi realizada pelo colaborador da CELPE, engenheiro eletricista Felipe Candido Marques. O palestrante fez a sua apresentação detalhada sobre o que acontece quando um projeto entra para aprovação na Companhia, começando pelas principais pendências como: a necessidade de se manter atualizado com as normas da CELPE, que são dinâmicas, falta de informação dos limites da propriedade nos projetos, atentar que para cada terreno, por medida de segurança só há uma entrada de energia entre outras. Após as orientações gerais, o engenheiro seguiu com orientações para as Múltiplas Unidades Consumidoras (MUCs), para projetos de Subestações Elétricas (SEs). Informações referentes as normas exigidas para loteamentos e rede de distribuição.

Outra informação prestada pelo engenheiro, tratou do detalhamento das orientações para as Gerações Distribuidoras (GDs). Falou ainda em como proceder na Reapresentação de Projeto Aprovados, Modificações/Modernizações em Edificações, e finalmente os critérios exigidos para a viabilidade técnica.

O final do Webinar, foi dedicado a respostas às perguntas dos participantes. O público tirou dúvidas com todas as pessoas que falaram, inclusive, com o presidente do Crea-PE, Evandro Alencar.

Nas considerações finais, o presidente do Conselho já sinalizou novas agendas: reunião com a equipe da Celpe para uma análise mais minuciosa sobre os resultados do Webinar e estudar a realização de novo evento, haja vista o grande interesse nas inscrições.

Inscrições

O evento virtual teve inscrições encerradas no mesmo dia para que não ultrapassasse o número possível de participantes. Todos que se inscreveram receberam, por e-mail, imediatamente após a conclusão do evento, certificados de participação e os conteúdos das palestras.