Crea-PE e Corpo de Bombeiros fiscalizam percurso do Galo da Madrugada

GALOO Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco (Crea-PE) participa, nesta terça-feira (19), a partir das 7h, da Fiscalização do percursos do Galo da Madrugada, maior bloco de Carnaval do mundo. A concentração será na Praça Sérgio Loreto, bairro de São José, área central do Recife.  A vistoria faz parte das ações do Grupo de Trabalho Operação Carnaval, liderado pela Secretaria de Defesa Social de Pernambuco (SDS-PE).  Além do Crea-PE, participam o Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Celpe, operadoras de telefonia, Controle Urbano, entre outros órgãos.

De acordo com o agente fiscal do Crea-PE, Luciano Lima, a ação vai observar obras no entorno, fiação, metralhas e diversos outros itens que possam representar algum tipo de risco para o folião. “Esta é uma ação tradicional do Carnaval do Estado. Na semana do evento, nós fiscalizamos as estruturas montadas para os camarotes. Já no dia do evento, fiscalizamos os trios elétricos. Tudo para garantir uma folia segura”, explica Luciano Lima.

AÇÃO
Na contagem regressiva para o reinado de Momo, a parceria entre o Crea-PE e o Corpo de Bombeiros interditou, no domingo (17), a frevioca da Fundação de Cultura do Recife que estava no desfile do Forte Folia, tradicional agremiação do bairro do Cordeiro. O veículo estava com as Anotações de Responsabilidade Técnica (ARTs) e o Atestado de Regularidade (AR) vencidos.

ANOTAÇÃO DE RESPONSABILIDADE TÉCNICA (ART):
Muito mais que o registro da atividade profissional, a ART é a comprovação da sua experiência. É através do registro da ART que o Crea-PE fica sabendo onde e como o profissional atua, tornando-se capaz de responder, a qualquer momento, mediante uma Certidão de Acervo Técnico (CAT), que comprova a experiência que esse profissional acumulou em seu currículo.

O preenchimento da ART é de responsabilidade do profissional, quando autônomo, ou da empresa, quando esta for contratada. Devem registrar a ART todos os profissionais ou empresas legalmente habilitadas que executarem obras ou serviços nas áreas de Engenharia, Agronomia, Geologia, Geografia e Meteorologia.

DEFESA DA SOCIEDADE
A ART é um dos instrumentos indispensáveis para credenciar o profissional ou a empresa que realiza uma obra ou serviço. Este documento assegura à sociedade de que há um profissional habilitado realizando os serviços prestados.

DEFESA DO PROFISSIONAL
A ART valoriza o exercício das profissões, confere legitimidade documental e assegura, com fé pública, a autoria, a responsabilidade e a participação técnica em cada obra ou serviço. O registro da ART possibilita ao profissional construir seu acervo técnico, que é o currículo oficial certificado pelo Crea.