Crea-PE e Corpo de Bombeiros iniciam importante parceria

DSCF7349Na manhã desta terça-feira (03), o presidente do Conselho Regional de Engenharia de Pernambuco (Crea-PE), Evandro Alencar, acompanhado por uma comitiva formada pelos conselheiros Maurício Viana e Hermínio Filomeno, pelo chefe de Gabinete, Joadson de Souza Santos, pelas assessoras Jurídicas, Ana Rita Falcão e Natália Amorim, pelo gerente de Fiscalização e Processos, Fábio Virgínio, e pelo assessor de Políticas Institucionais, Cristiano Silva, foi recebido pelo comandante Geral do Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco (CBMPE), Manoel Cunha, na sede da corporação. O encontro, intermediado pelo presidente do Sindicato dos Engenheiros de Pernambuco (Senge-PE), Fernando Freitas, teve como objetivo aproximar as gestões dos dois órgãos de forma a garantir o trabalho conjunto de ações que são comuns.

O presidente do Crea-PE apresentou o grupo que o acompanhou e disse que a visita serviu, primeiramente, para se apresentar e também para conhecer o gestor do Corpo de Bombeiros. O conselheiro Hermínio Filomeno explicou que é interesse de todos os profissionais que compõem o Crea-PE trabalhar em conjunto com CBMPE nas questões afins, principalmente, naquelas que dizem respeito à Segurança do Trabalho. “Sabemos que esse é um aspecto que cada vez mais requer atenção criteriosa e, ao longo do tempo, temos avaliado que as Anotações de Responsabilidade Técnica (ARTs) das atividades têm sido aceitas de maneira incompatível com a legislação”, disse o conselheiro.

Ainda falando sobre o Crea-PE, o presidente Evandro Alencar anunciou a implantação do novo Sistema  de Informações Técnicas e Administrativas (Sitac), que possibilitará atendimento 100% on line e garantirá maior agilidade, além de um banco de dados atualizado e, portanto, totalmente confiável.

Sobre a sua atuação nos fóruns regionais e nacionais em que representa Pernambuco, a exemplo do Fórum de Presidentes do Nordeste e do Colégio de Presidentes do Sistema Confea/Crea e Mútua, Evandro Alencar ressaltou que “nas intervenções que temos feito, lutamos para que tanto os debates quanto as ações sejam feitas em nível nacional. Desta forma, teremos padronização de entendimentos e de procedimentos aumentando a segurança dos empreendimentos e, consequentemente, da sociedade”, explicou.

Também do Corpo de Bombeiros, o engenheiro civil Major Carlos Sales, engenheiro mecânico e de segurança do trabalho Major Erick Aprígio e o engenheiro eletricista e de segurança do trabalho, tenente Antônio Sabino, todos responsáveis pela atividade de análise e aprovação de projetos, falaram da dificuldade de fazer exigências técnicas de uma área que não abrange as obrigações da corporação.

De acordo com os técnicos do Corpo de Bombeiros, muitas vezes “os sucessivos erros é que acabam levando ao acerto”. Para o coordenador da Câmara Especializada de Engenharia de Segurança do Crea-PE, Maurício Viana, os exemplos dados trazem uma questão de desconhecimento, e que para minimizar esses problemas é necessário promover uma maior integração dos técnicos e da sociedade por meio de cursos e palestras.

Depois de explicar que na sua gestão, o Corpo de Bombeiros tem engenheiros que exercem a atividade de análise técnica, o comandante Manoel Cunha foi elogiado pelo presidente Evandro Alencar. Na opinião do presidente do Crea-PE, a iniciativa contribui para que exista menos erros e maior valorização profissional.

Ainda sobre possíveis parcerias que possam ser realizadas entre o Crea-PE e os Bombeiros, o comandante propôs que se fizesse uma pequena pauta dos assuntos que precisam ser corrigidos mais urgentemente para ser discutida numa reunião que ficou marcada para as 10h, da próxima terça-feira (10), na sede do Crea-PE. “Precisamos criar uma pauta que nos garanta a discussão de assuntos que possam nos dar condições de criar nossas diretrizes”, disse o comandante, acrescentando que “essa reunião é histórica, a partir desse primeiro contato, queremos estar em constante discussão com o Crea-PE para definirmos a melhor maneira de trabalharmos, quero que vocês nos digam o que devemos exigir na hora de aprovarmos os projetos”.

A representação dos engenheiros do Corpo de Bombeiros no plenário do Crea-PE, assinatura de Convênio de Cooperação Técnica e uma agenda de reuniões semanais também foram questões discutidas na reunião.

Dilma Moura
ASC do Crea-PE