Crea-PE

Crea-PE e Crea Jr PE participam do I Expo Engtech da FG

Joadson_FGO chefe de Gabinete do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco (Crea-PE) e a coordenadora estudantil do Crea Júnior Pernambuco, Bárbara Alcântara, participaram, na noite desta segunda-feira (09), da I Expo Engtech, da Faculdade dos Guararapes (FG). O evento, que se estende até o sábado (14), reúne os estudantes das áreas tecnológicas da Instituição de Ensino para palestras, exposições e campeonatos de games. Tudo para ampliar a visão técnica e de mercado dos futuros profissionais.

Na ocasião, Joadson de Souza Santos, que foi representando o presidente Evandro Alencar, que está participando do 2° Treinamento de Fiscalização do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), em Brasília, apresentou o Sistema Confea/Crea e Mútua. Em sua fala, Joadson abordou as questões de atribuições profissionais e Anotação de responsabilidade Técnica (ART), instrumento de fiscalização do Sistema.

Nesse primeiro momento, os estudantes participaram ativamente da palestra, fazendo questionamentos sobre a ART, sobre a fiscalização e em como o Crea poderia atuar nas obras. Em seguida,  a estudante de Engenharia Biomédica da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e coordenadora do Crea Jr Pernambuco, Bárbara Alcântara, apresentou o programa, benefícios e como o aluno deve fazer para se inscrever. Ela ainda lembrou que tem diversos cursos sem representante. Caso você se interesse em participar do projeto que está modificando o futuro profissional de diversos estudantes de Pernambuco é só acessar a página do Crea Jr PE.
Conheça a programação completa do evento:

DIA 10 de novembro – Terça-feira

19h – No Auditório

-Palestra: Revolução da estrutura metálica no Brasil.

Palestrante: Djaniro Álvaro de Souza – assessor técnico da Gerdau – Engenheiro civil e Mestre em estruturas pela Universidade Federal de Ouro Preto (MG).

-Apresentação de cases de projetos de estruturas metálicas, com Cláudio Mota, um dos maiores engenheiros calculistas do Brasil. – Consultoria Estrutural.

19h – No Hall de entrada

-Exposição de trabalhos de alunos dos cursos Engenharia de Produção e de Arquitetura.

– Expo Engenharia Mecânica.

-Expo Arquitetura.

DIA 11 de novembro – Quarta-feira

19h – Auditório

-Palestra: Desenvolvimento virtual de motores e transmissões para veículos modernos.

Palestrante: Alisson Muniz – FCA – Fiat Chrysler Automobiles. Engenheiro mecânico formado pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-Minas) e atualmente cursando disciplinas de mestrado na subdivisão de projetos do Programa de Pós-graduação em Engenharia Mecânica da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Trabalha na FCA – Fiat Chrysler Automobiles desde 2008, quando integrou a equipe do laboratório de metrologia da Powertrain, realizando estudos estatísticos para área de manufatura de motores e transmissão. Desde 2011, desempenha a função de analista sênior no Setor de Cálculo da engenharia de desenvolvimento de motores.

-Palestra: Polo Automotivo Jeep – A fábrica mais moderna da FCA no mundo.

Palestrante: Paolo Gazzola- FCA – Fiat Chrysler Automobiles. Mestre em Engenharia pela Universitàdegli Studi diPavia (Itália), Paolo Gazzola desempenhou as funções de engenheiro de teste da Ferrari (1999-2008) e gerente de engenharia de bancos de teste da AVL na Áustria, na Índia, no Brasil e nos Estados Unidos (2008-2014). Atualmente é gerente de engenharia Powertrain na FCA – Fiat Chrysler Automobiles, responsável pelo Centro de Pesquisa, Desenvolvimento, Inovação e Engenharia Automotiva da FCA em Pernambuco.

19h – No Hall de entrada

-Exposição de trabalhos de alunos dos cursos Engenharia Civil.

– Exposição de equipamentos de Proteção Individual (EPI) desenvolvidos pela empresa Pernambuco Distribuidora.

DIA 12 de novembro – Quinta-feira

17h – no Hall de entrada

-Campeonato de games com alunos e convidados que disputarão entre si no jogo League of Legend.

19h – Auditório

-Palestra: Os Robôs: das Indústrias para sua Casa.

Palestrante: Herinque Foresti – Systems Engineer at C.E.S.A.R. Atua nas áreas de Robótica e Eletrônica Embarcada. É engenheiro de sistemas responsável por Robótica no CESAR, idealizador da plataforma Robô Livre e professor do curso tecnólogo em Engenharia Mecatrônica do SENAI. Graduou-se em Ciências da Computação pela UEMG e é Mestre em Engenharia Mecânica pela UFPE. Atua também como curador dos principais eventos de Robótica e Tecnologia da América Latina e desenvolve projetos de pesquisa e inovação em parceria com diversas instituições, em especial nas áreas de robôs domésticos, robótica pedagógica, robôs terrestres, veículos aéreos não tripulados e plataformas de telemetria, processamento e comunicação.

19h – Auditório

Palestra: Segurança de aplicativos Web, a terra esquecida
Palestrante: Allan Ruka – Systems Engineer at C.E.S.A.R Mestrado em Segurança da Informação e Computação Forense pela University of East London (Reino Unido), com 6 anos em segurança da informação. Forneceu treinamento para organizações governamentais na Inglaterra sobre as melhores práticas de segurança. Atuação de cinco anos na web e desenvolvimento de banco de dados. Atualmente, trabalha como um desenvolvedor de software para Cesar.
-Palestra: Carreira na área de TI.
Palestrante: Rejane Lima – coordenadora de Desenvolvimento de Pessoas da MV Informática Nordeste.

DIA 13 de novembro – Sexta-feira

9h – no Hall de entrada

-Exposição de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) desenvolvidos pela empresa Pernambuco Distribuidora.

17h – no Hall de entrada

-Campeonato de games com alunos e convidados que disputarão entre si no jogo League of Legend.

19h – Auditório

Palestra: Projeto Porto Maravilha: readequação e requalificação urbana de grande impacto.

Palestrante: Frederico Bastos Gonçalves – Empresa Odebrecht. Engenheiro Civil formado pela Universidade Federal de Pernambuco em 1982. Especialista em Engenharia Econômica, Engenharia de Segurança do Trabalho e Controle Ambiental. Atua na empresa Norberto Odebrecht S/A há mais de 10 anos como responsável por área de meio ambiente e segurança do trabalho. Atuou na Construção da Ferrovia Transnordestina, do Porto de Itaqui em São Luiz/MA, Ponte Praia do Paiva em Cabo/PE, Arena Salvador (Fonte Nova) em Salvador/BA, Consórcio Expressway em Suape/PE, e atualmente atua no Projeto Porto Maravilha, na cidade do Rio de Janeiro (RJ).

19h – no Hall de entrada

-Exposição de trabalhos de alunos dos cursos de Ciência da Computação.

DIA 14 de novembro – Sábado

8h às 17h

Workshop de programação de Javablocked exclusivo para o público feminino – JS4Girls (Javablocked for Girls).

 

Pular para o conteúdo