Crea-PE e Itep celebrarão parcerias de cooperação técnica

DSCF7424Atendendo a convite feito pelo presidente do Instituto de Tecnologia de Pernambuco (Itep), Geraldo Eugênio, o presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco (Crea-PE) Evandro Alencar, esteve no final da tarde da quinta-feira (05), na sede do Instituto.

Agradecendo ao convite, o presidente Evandro Alencar, falou da intenção de manter parcerias com as mais diversas instituições com o objetivo de poder reestabelecer a retomada da participação do Crea-PE em espaços de interesse do órgão, dos profissionais e da sociedade.

Ao falar, o presidente Geraldo Eugênio, pediu que as parcerias fossem feitas com vistas a contribuir para a valorização profissional. “Atualmente, temos profissionais que se formam e que, por falta de condições, não têm acesso a revistas especializadas e a cursos de atualização, por exemplo”, explicou.

Com relação à preocupação com a qualidade dos cursos de educação a distância (EAD), os dois gestores concordam que deve haver sim, no entanto, acreditam que essa preocupação deve ser ainda maior quando se trata da qualidade da educação presencial.

Sobre as parcerias que podem ser celebradas entre os dois, Geraldo Eugênio acredita que, unir um conselho da importância do Crea-PE com a referência de 73 anos adquirida pelo Itep, pode ser uma fórmula importante para grandes progressos.

Satisfeito com a oportunidade, o presidente Evandro Alencar, propôs que o Itep seja um dos parceiros do Prêmio Inovação Tecnológica que, criado pelo Crea-PE neste ano, irá homenagear profissionais que se destaquem com trabalhos que contemplem conceitos e técnicas inovadoras. Também falou sobre a criação do Comitê Tecnológico Permanente (CTP). “Vamos convidar profissionais de notório saber para discutir a Engenharia de forma mais ampliada, para que possamos propor políticas públicas capazes de gerar melhoria na qualidade de vida dos cidadãos”, explicou o presidente do Crea-PE.

Evandro Alencar ainda falou dos seminários do Semiárido: Riquezas e Oportunidades e da iniciativa do professor Mário Antonino, de publicação dos cadernos técnicos sobre alternativas para a convivência com a seca que está na sua terceira edição, com expectativa de muitas outras que abordem, de forma prática, soluções que podem ser dadas para as diversas dificuldades enfrentadas pelos sertanejos.

DSCF7437 Em seguida, o presidente Geraldo Eugênio, convidou Evandro Alencar para conhecer alguns dos laboratórios de Engenharia, oportunidade em que o presidente fez questão de passar nos setores por onde havia ido pedir voto quando da disputa à eleição para a Presidência do Crea-PE.DSCF7431

Ao final do encontro, que também contou com a participação do chefe de Gabinete, Joadson de Souza Santos e da chefe da Fiscalização, Daniele Castro, ficou acordado que os dois órgãos avaliariam em que segmentos poderiam ser parceiros para então, a partir dessa identificação, haver a formatação de um modelo de convênio de cooperação técnica que garantirá, legalmente, a parceria institucional.

Ampliação tecnológica

No início da tarde também da quinta-feira (05), o chefe de Gabinete do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco (Crea-PE), Joadson de Souza Santos, participou, acompanhado do gerente de Tecnologia da Informação (GTI), Pedro Alcântara, e do colaborador Ronaldo Arruda, de reunião com Zuleika Tenório, responsável pela parte de Tecnologia da Informação do Instituto, para tratar da ampliação da capacidade de transmissão de dados via Internet no Regional. A expectativa é de que, por meio de parceria celebrada entre os dois órgãos, o Conselho saia dos atuais 10 megas para 1 giga de velocidade.

Dilma Moura

ASC do Crea-PE