Crea-PE

Crea-PE e Mútua-PE participam da II Semana do Geógrafo da UFPE

Objetivo do Conselho foi o fortalecimento da conexão com os geógrafos e futuros profissionais da área

Fortalecer a conexão com os geógrafos e futuros profissionais da área. Com esse objetivo, o Crea-PE e a Mútua-PE participaram da II Semana do Geógrafo, realizada no auditório do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH), da Universidade Federal de Pernambuco, nessa terça (27). Além de conhecerem um panorama das atividades, profissionais e estudantes foram convidados a participar mais ativamente das duas entidades.

Participaram do painel “O Crea-PE e as possibilidades para os profissionais de Geografia” o presidente do Crea-PE, Adriano Lucena; o diretor-geral da Mútua-PE, Marcelo Tabatinga, o secretário de Apoio ao Colegiado do Conselho, Thiago Gomes, e a conselheira Ana Sampaio, integrante da Comissão Gestora do Crea Jr. 

Adriano Lucena ressaltou que a Geografia tem que fazer parte do dia a dia do Crea-PE. “Estamos quebrando o conceito de que o Conselho é burocrático, para estar mais perto dos estudantes”, afirmou. O presidente falou sobre os programas de interesse dos estudantes e dos profissionais, a exemplo do Crea na Comunidade, realizado em parceria com a universidade, e o Crea Qualifica, de capacitação continuada. Também destacou a participação da Geografia no Comitê Tecnológico Permanente (CPT). 

“Precisamos de mais gente para que possamos fazer um Crea inclusivo, participativo e para todos: alunos, professores, universidades, profissionais e entidades de classe”, reforçou Adriano Lucena. A estrutura do Crea-PE, atribuições, registro e o ingresso dos novos profissionais no Sistema foi apresentada por Thiago Gomes. O secretário da SAC alertou para a importância de os geógrafos terem mais representatividade no Conselho, o que facilitaria a análise de processos que envolvem os profissionais da área. 

Ana Sampaio apresentou aos estudantes as possibilidades de integração com o Conselho, a partir da participação no Crea Jr. “É importante vocês se conectarem com o futuro conselho profissional ainda na universidade”, afirmou. “Vocês precisam estar inseridos dentro do Sistema, formado pelo Confea/Crea e pela Mútua, que é a engrenagem social”, explicou Marcelo Tabatinga. Ele apresentou alguns benefícios que os estudantes podem ter na caixa de assistência, através do Mútua Jr.

Mediador do painel, o professor Francisco Kennedy Silva dos Santos, do Centro de Ciências Sociais, avaliou que a apresentação mostrou que o Crea-PE tem uma perspectiva no quesito inovação e um viés participativo na sociedade, desconstruindo um pouco a imagem de ser apenas um conselho regulador. “Vocês geógrafos vão trazer para o Crea-PE um olhar e conhecimento que vai completar esse debate que queremos fazer”, concluiu Adriano Lucena.

Pular para o conteúdo