Crea-PE

Crea-PE e Semas discutem parcerias para elaboração da política e o plano estadual de arborização

Presidente do Conselho recebeu nesta terça (13) a equipe da Secretaria de Meio Ambiente  

O Crea-PE e a Secretaria de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Fernando de Noronha (Semas) estão debatendo a construção de uma parceria em torno do debate da política e do plano estadual de arborização urbana. Nesta terça (13), o presidente do Crea-PE, Adriano Lucena, recebeu o secretário executivo da Semas, Valber Santana, e a equipe técnica da Gerência Geral de Biodiversidade e Floresta para avançar sobre o tema. 

“O Crea-PE tem todo o interesse em contribuir com o plano de arborização”, afirmou Adriano Lucena, lembrando que o Conselho tem se engajado nas discussões relativas ao meio ambiente, através de várias ações. “No Crea Desenvolve já debatemos temas como a recuperação dos rios e a sustentabilidade, envolvendo todos os profissionais”, explicou. 

Adriano Lucena sugeriu a participação da Semas na próxima etapa do programa, que vai acontecer nos municípios de Salgueiro, Garanhuns, Palmares, Goiana e Cabo de Santo Agostinho. Outra estratégia seria a apresentação do tema nos encontros microrregionais do 12º Congresso Estadual de Profissionais (CEP), que será realizado em todas as inspetorias regionais de Pernambuco até agosto. 

O Crea-PE também pode estabelecer parceria em torno das oficinas que a Semas pretende realizar, nas cinco macrorregiões do Estado, para debater as propostas da política e do plano de arborização urbana de forma ampla com os municípios e a sociedade organizada. “A intenção do governo estadual é avançar na política de arborização ainda este ano. Para isso, estamos lançando mão de instrumentos de parcerias”, explicou Valber Santana.

A reunião contou com a participação da gerente geral de Biodiversidade e Floresta, Maíra Braga, e os gerentes técnicos Gustavo de Lima, Sérgio Mendonça e Antônio Ferreira, além do chefe de Gabinete do Crea-PE, Marcos Carvalho.

Pular para o conteúdo