CREA-PE e Unicap tratam da criação de novo curso de Engenharia no Estado

O chefe de Gabinete do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco (CREA-PE), Joadson de Souza Santos recebeu, na quarta-feira (15), no gabinete da Presidência o professor de graduação e pós-graduação de Engenharia Civil, da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) e coordenador do projeto de implantação de um novo curso de Engenharia, Fernando Nogueira, o gerente de Projetos para o Brasil, do Instituto Católico de Artes e Ofícios da França (ICAM), Victor Wuillaume. Ainda presentes à reunião, o coordenador e coordenador adjunto da Câmara Especializada de Agronomia (CEAG), José Carlos Pacheco dos Santos e Burguivol Alves de Souza, respectivamente.

Na pauta do encontro, a criação de um novo curso de Engenharia, com duração de seis anos e, foco em uma nova metodologia que privilegia três princípios: forte internacionalização, contato com empresas e novas metodologias. De acordo com a explicação do professor Nogueira, “No novo curso, os alunos terão, obrigatoriamente, que cursar, de um a dois anos no exterior; lidar diretamente, com problemas da empresa, a partir dos quais aprenderá, com uma equipe de profissionais com competência interdisciplinar a resolver cada situação com base na prática”, disse, acrescentando que, “os profissionais oriundos dessa nova graduação terão maior foco no conhecimento prático, por meio de uma abordagem de mais competências do que de conteúdo”.

Com todo processo de implantação do curso já concluído, o próximo passo é submeter ao Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (CONFEA), para definição do título e das atribuições que caberão a esses novos profissionais. Para encaminhamento mais célere dessa etapa do processo, o chefe de Gabinete do CREA-PE Joadson de Souza Santos, se comprometeu de conversar com o presidente do federal, Joel Krüger, durante a realização da 75ª Semana Oficial da Engenharia e Agronomia (SOEA), que acontece de 21 a 24 de agosto em Maceió (AL).
A oferta desse novo curso está programada para 2020 e, já em 2019, uma especialização focada nesse conteúdo dará oportunidade de familiarização com a nova forma de aprendizado que, já possui matriz curricular e carga horária definidas.