Crea-PE entrega Medalha de Mérito a profissionais pernambucanos

O geólogo Waldir Duarte Costa e o engenheiro civil Hermínio Filomeno da Silva Neto (in memoriam) receberão homenagens nesta sexta-feira (23)

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco (Crea-PE) entrega nesta sexta-feira (23) a Medalha do Mérito, numa solenidade às 10h. A honraria é conferida a profissionais e instituições que contribuem ou tenham contribuído para a melhoria dos serviços prestados pelo Sistema Confea/Crea e pela Mútua, como também para o desenvolvimento econômico, cultural, acadêmico, científico, técnico, classista, político, ambiental, ético ou social do país.

A entrega, sob a responsabilidade da Comissão do Mérito (CM), coordenada pelo engenheiro civil Marcos Antônio Muniz Maciel, será para dois nomes de destaque, indicados pelo Crea-PE: o geólogo Waldir Duarte Costa e o engenheiro civil Hermínio Filomeno da Silva Neto (in memoriam). Ambos têm na história vasta contribuição profissional para o Sistema Confea/Crea, para a profissão e para a sociedade.

Waldir Duarte da Costa Filho, conselheiro federal do Crea-PE, terá a honra de entregar a medalha ao próprio pai. Além do orgulho da honraria, divide com o homenageado a paixão e a herança pela profissão de geólogo. Duarte pai tem no currículo mestrado e doutorado em geociências, além de publicações sobre o tema. Acumulou passagens por entidades e instituições públicas, onde contribuiu para melhorias ambientais, sociais e econômicas.

Irajacira Beltrão Silva, viúva de Hermínio Filomeno da Silva Neto, receberá as homenagens ao marido. O engenheiro civil Hermínio Filomeno da Silva Neto, que compôs diretoria do Sindicato dos Engenheiros do Estado de Pernambuco (Senge-PE), sempre esteve presente na luta em defesa da categoria. Sua esposa receberá a placa e certificado das mãos do engenheiro eletricista Roberto Freire, 1º vice-presidente do Conselho, que representará o presidente Adriano Lucena.

Como coordenador da Comissão do Mérito, Marcos Maciel disse estar pessoalmente feliz com as escolhas dos homenageados deste ano. Ele destacou que se sente muito satisfeito em participar do reconhecimento da importância do trabalho de dois profissionais pernambucanos, além de honrado pela oportunidade de homenagear dois grandes amigos.

MUDANÇA
Em função da pandemia do novo coronavírus, a entrega da Medalha de Mérito sofreu mudanças na data da entrega, que aconteceria no ano passado. Tradicionalmente, a homenagem é feita durante a realização da Semana Oficial da Engenharia e Agronomia (Soea), mas o evento presencial não foi realizado em 2020. Acontecerá, de forma virtual, entre 15 e 17 de setembro, batizada extraordinariamente como SOEA CONNECT.

O coordenador da CM explicou que a cerimônia desta sexta-feira será gravada e reproduzida durante a abertura da SOEA CONNECT. Disse ainda que a mesa da solenidade será composta por ele, pelo vice-presidente Roberto Freire e pelo conselheiro federal Waldir Duarte Costa Filho.