Crea-PE fiscaliza percurso do Virgens de Verdade

crea_fiscalizzacaoNa manhã desta quarta-feira (11), os agentes fiscais do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco (Crea-PE) fiscalizaram, juntamente ao Corpo de Bombeiros, Prefeitura de Olinda, Celpe e Polícias Civil e Militar, o percurso do Bloco Virgens de Verdade Abraça Brasil, um dos mais conhecidos de Pernambuco. A ação teve início às 7h e percorreu a Rua do Sol até a Praça 12 de Março. O objetivo da ação é verificar possíveis problemas que possam trazer riscos aos foliões. Não foram encontrados, nos itens verificados pelo Crea-PE nenhuma irregularidade.

Participaram da operação o chefe da Fiscalização do Crea-PE, Gustavo Correia, os fiscais Luciano Pereira, Mônica Formiga e Paulo Gamboa.

Apesar de não haver problemas a serem autuados pelo Conselho, foram encontradas bocas de lobos destampadas, fios abaixo da altura necessária para a passagem dos trios elétricos e outros problemas a serem corrigidos por outros Órgãos. “Voltaremos a fiscalizar quando for montado o camarote do bloco para verificar o exercício das funções competentes e se há Anotações de Responsabilidade Técnica (ARTs) para o serviço”, explica o chefe da Fiscalização, Gustavo Correia. “As irregularidades encontradas no percurso devem ser corrigidas o quanto antes pelos órgãos competentes”, conclui.

Além do bloco Virgens de Verdade, outros festivais acabaram sendo vistoriados, inclusive, um deles o Arena Praia foi cancelado após a fiscalização. “Os organizadores não haviam informado sobre o Festival, com antecedência e também estava em desacordo com muitas normas precisas para que acontecesse. O Crea-PE, junto com os outros envolvidos na fiscalização acabaram cancelando a agremiação que aconteceria na Rua do Farol”, disse Gustavo Correia.

A ação faz parte do cronograma de atividades do Grupo de Trabalho do Carnaval, liderado pela Secretaria de Defesa Social de Pernambuco (SDS-PE). Dentre outras fiscalizações previstas, o Crea-PE realizará uma no percurso do Bloco Homem da Meia-Noite, na próxima segunda-feira (16), às 7h, na Estrada do Bom Sucesso, Olinda.

Eduardo Santos e Rui Gonçalves
ASC do Crea-PE