Palestra sobre Caldeiras lota o auditório do Crea-PE

20170110_204231“Caldeiras a vapor são equipamentos destinados a produzir e acumular vapor sob pressão superior à atmosférica, utilizando qualquer fonte de energia, projetados conforme códigos pertinentes, executando-se refervedores e similares”, com esta definição, teve início na noite da terça-feira (10), às 19h, no auditório do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea-PE), a primeira palestra do Terça no Crea, em 2017, abordando os  Fundamentos sobre Caldeiras/Gerador de Calor, feita pelo engenheiro mecânico Carlos André Rodrigues de Souza.

Com um público que, mais uma vez lotou o auditório do Conselho, o palestrante falou sobre os tipos de caldeiras: aguatubular, flamotubular e ambitubular, mostrando suas aplicações e os principais componentes das caldeiras que funcionam a gás e a óleo.

Ainda sobre o funcionamento dos equipamentos o engenheiro tratou dos sistemas de combustão, informando que o combustível, o comburente e a fonte de calor são itens necessários à promoção do calor produzido pelas caldeiras, que utilizam combustíveis sólidos, líquidos e os gases.

De acordo com Carlos André, a Norma Internacional que regulamenta as Caldeiras e Vasos de Pressão ASME, em inglês ASME Boiler & Pressure Vessel Code – BPVC é uma padronização da Sociedade dos Engenheiros Mecânicos dos Estados Unidos (American Society of Mechanical Engineers – ASME) que regulamenta o projeto e a construção de caldeiras e vasos de pressão. A ASME atua como organismo de “acreditação” e denomina empresas para verificação, testes e certificação para inspecionar e garantir procedimentos de acordo com a BPVC.

No Brasil, a instalação, operação e inspeção dos equipamentos atendem aos preceitos estabelecidos nas Normas Técnicas, NR 13, do Ministério do Trabalho, que é obrigatória e tem força de lei e a NBR 12.177, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

De acordo com o palestrante, as inspeções de segurança nas caldeiras  são de três tipos: inicial, periódica e extraordinária. Para tanto, os exames Exames e Avaliações envolvidas em inspeções de caldeiras devem atender aos itens de exame do prontuário, exame interno e externo e o teste dos dispositivos de segurança em operação.

O tratamento da água e dos gases de combustão a serem utilizados nos equipamentos foi um dos pontos mais pormenorizados na palestra já que, a eficiência energética apresentada pelo equipamento esta diretamente ligada à qualidade desses itens.

Por fim, foram repassadas informações básicas relativas à instalação de caldeiras.

Dilma Moura

Jornalista do Crea-PE