Crea-PE homenageia o engenheiro civil Carlos Calado na abertura da 72ª Soea

DSCF6566Teve início, na noite da terça-feira (15), no Centro de Eventos de Fortaleza, a 72ª Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (SOEA). Na solenidade de abertura, que reuniu aproximadamente 3,5 mil pessoas, o presidente do Conselho Regional de Engenharia de Pernambuco (Crea-PE), Evandro Alencar, fez a entrega da Medalha do Mérito ao engenheiro civil Carlos Fernando de Araújo Calado, indicado pelo Conselho pernambucano para receber a comenda.

A cada ano, 24 profissionais são homenageados. Desses, 12 recebem a Medalha do DSCF6577Mérito em reconhecimento as contribuições que deram para o desenvolvimento tecnológico, para a qualidade de vida ou para o aprimoramento das profissões das áreas tecnológicas. Os demais homenageados, já falecidos, recebem homenagem póstuma, com a inscrição dos seus nomes no Livro do Mérito.

Realizados pelo Sistema Confea/Crea e Mútua, a Semana – que reúne público recorde a cada ano – e o Congresso Técnico Científico da Engenharia e da Agronomia 2015 (Contecc) – com cerca de 550 trabalhos expostos, selecionados entre os mais de 800 inscritos – acontecem até a próxima sexta-feira (18), com uma programação que tem como tema central “Sustentabilidade: água, energia e inovação tecnológica”.

site_abertura-VictorFrota_15n_72soea_001Na sua fala de abertura, o presidente do Crea-CE, Victor Frota Pinto, anfitrião do evento, deu as boas vindas a todos e aproveitou a oportunidade para falar do momento crítico que o Brasil passa. “Vivemos um momento difícil, principalmente para nosso Estado, que passa pela quarta seca seguida e está sendo castigado severamente por essa situação”, disse, ressaltando ainda, que esta é a quarta vez que a Semana é realizada no Ceará. “Há dezenove anos esse mesmo evento tinha apenas mil participantes. Hoje recebemos quatro vezes mais, é outra realidade”.

O presidente do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), José Tadeu da Silva, fez um discurso contundente, criticando a falta deprincipal_josetadeu participação de engenheiros na construção dos grandes empreendimentos do País. “Quem planeja e constrói o nosso País, atualmente, são juristas. Não podemos admitir que obras sejam realizadas sem projetos detalhados. Temos que defender a Engenharia a favor do Brasil. Precisamos garantir a volta dos engenheiros ao centro do poder decisório”, disse o presidente do Federal.

Por fim, José Tadeu desejou a todos uma boa semana com votos de que “possamos inserir os conhecimentos aqui adquiridos em nossas vidas”, concluiu.

Dilma Moura

ASC do Crea-PE