Equipe vistoriou a montagem do palco do festival Pernambuco Meu País e do Camarote Acessibilidade
Na reta final para a chegada do Carnaval 2025, o Crea-PE segue com ações de fiscalizações integradas na maior festa popular do Estado. Nesta quinta-feira (27), o foco do trabalho foi a montagem de estruturas voltadas para garantir acessibilidade e segurança a pessoas com deficiência ou dificuldade de locomoção em dois importantes polos carnavalescos dos municípios de Olinda e Recife.
Em Olinda, a equipe vistoriou a montagem do palco do festival Pernambuco Meu País, do Governo de Pernambuco, erguido na Praça do Carmo. Já na capital pernambucana, a fiscalização ocorreu na Avenida Dantas Barreto, em frente ao Pátio do Carmo, onde está instalado o Camarote Acessibilidade, da Prefeitura do Recife, espaço no qual os foliões acompanharão os desfiles de agremiações.
Durante as inspeções, a adequação das estruturas de acessibilidade, com objetivo de proporcionar autonomia, conforto e segurança aos foliões com mobilidade reduzida, recebeu atenção especial da fiscalização. Aspectos como sinalização dos espaços, desobstrução de acessos, instalação de rampas e corrimãos foram priorizados, conforme destacou o gerente de Fiscalização do Crea-PE, Naílson Pacelli. “A fiscalização com foco na acessibilidade das estruturas provisórias do Carnaval está atenta à importância do cumprimento das questões normativas por parte dos profissionais envolvidos, de tal forma a permitir um acesso mais adequado e seguro para todas as pessoas sem distinção, proporcionando inclusão e autonomia ao folião com alguma limitação de mobilidade”, explicou.
Nas vistorias também foram verificadas as documentações das empresas e dos responsáveis técnicos referentes à montagem de estruturas metálicas, tratamento e disposição de efluentes provenientes dos banheiros químicos, à instalação de geradores de energia, instalações elétricas e aterramentos, além da preparação dos equipamentos de som, imagem e iluminação cênica.