Crea-PE intermedia relações entre o município de Afogados da Ingazeira e a Insole Tecnologia Ambiental

DSCF9002O presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco (Crea-PE), Evandro Alencar, está atuando como facilitador nas negociações que estão sendo mantidas por representantes do município de Afogados da Ingazeira e da empresa Insole Tecnologia Ambiental, no sentido de viabilizar a implantação de um parque solar que atenda a demanda elétrica do município e de alguns setores da iniciativa privada. Neste sentido, realizou, na manhã desta terça-feira (23), no seu gabinete, reunião com a consultora do Núcleo de Empreendedorismo e a secretária de Administração do município, Verônica Ribeiro e Flaviana Rosa, respectivamente. Também presentes, os representantes da Insole, Gilton Medeiros e Paulo de Medeiros, e o chefe de Gabinete, Joadson de Souza Santos.

O encontro teve como objetivo promover discussões mais aprofundadas acerca do projeto de instalação de um parque de geração de energia solar, que, se consolidado, atenderá ao município na geração de energia para iluminação pública e de equipamentos, além da demanda dos prédios onde funcionam os órgãos municipais e instalações do setor privado como panificadores, hotéis e parque moveleiro.

Apesar de ainda está no inicio do planejamento, a iniciativa já tem adeptos do setor privado e todo o engajamento do prefeito de Afogados da Ingazeira, José Patriota, para tornar o município sustentável no quesito energia.

De acordo com Paulo de Medeiros, é necessário que se faça um apurado de contas de energia para que se tenha uma noção do quanto deverá ser a capacidade de geração e distribuição de energia. Para tanto, após essa análise, também será feita a verificação da proximidade do local onde se pretenderá instalar o futuro parque eólico, de uma rede de distribuição o que, segundo Medeiros, é condição indispensável para que haja a viabilidade do projeto.

As relações entre o Crea-PE e o município de Afogados da Ingazeira são fruto de visita feita pelo presidente e uma comitiva do Conselho ao munícipio, a convite do prefeito José Patriota, ocorrida entre os dias 12 e 13 de fevereiro. Na oportunidade, foram iniciadas parcerias em diversos setores onde a tecnologia possa ser aplicada de forma eficiente e eficaz para garantir a melhoria na qualidade de vida das pessoas.

Dilma Moura
ASC do Crea-PE