Nova ferramenta vai facilitar o preenchimento das receitas agronômicas pelos profissionais da Agronomia e da Engenharia Florestal

A partir desta quinta-feira (15), os engenheiros agrônomos e florestais ganharam uma ferramenta que vai facilitar o preenchimento das receitas agronômicas. O sistema digital permite preencher o receituário no próprio Sitac, após o pagamento da ART, sem a necessidade de utilização de outros softwares.
O receituário digital traz diversos benefícios para os profissionais do agronegócio e à sociedade. Além disso, o Crea-PE passará a ter acesso em tempo real às receitas, aperfeiçoando a fiscalização. O Receituário Agronômico é prescrito exclusivamente por engenheiros agrônomos e engenheiros florestais legalmente habilitados e registrados no Crea.
“A nova ferramenta atenderá os anseios dos profissionais das engenharias agronômica e florestal, pois trará mais agilidade no preenchimento das receitas agronômicas, uma vez que o profissional não precisará acessar outros softwares para essa ação”, explica a engenheira agrônoma Liliana Ramos, superintendente Técnica do Crea-PE.
A ferramenta também conta com o banco de dados de todas as culturas e prescrições do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), seguindo as regras definidas em lei e nos normativos do Confea. A ART paga permite o preenchimento de até 60 receitas. Os valores serão calculados pelo número de receitas, de acordo com as regras do Confea.
Ferramenta garante mais controle na comercialização
Segundo a superintendente Técnica, o receituário digital permitirá maior controle do comércio e aplicação do produto, proporcionando maior rastreabilidade e ampliando a fiscalização e a segurança da sociedade, do meio ambiente e do desenvolvimento sustentável da agropecuária. “O Crea-PE busca sempre a melhoria e a segurança aos profissionais e da sociedade”, reforçou Liliana Ramos.
Em uma próxima etapa, o Crea-PE pretende realizar uma parceria com a Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária de Pernambuco (Adagro), com o objetivo de compartilhamento de dados entre sistemas. A medida vai facilitar o monitoramento da aplicação de produtos agrotóxicos no Estado.



