Crea-PE marcou presença no simpósio de engenharia mecânica do Ibape-PE

Evento aconteceu no Recife e reuniu profissionais em busca de qualificação para o mercado de trabalho

Um dos ramos mais populares da engenharia, a mecânica, ganhou um dia de programação especial no simpósio realizado pelo Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Pernambuco (Ibape-PE) no Recife. O evento chamado de “Mecânica Day” aconteceu, nesta quinta-feira (23), no Salão Gravatá do Beach Class Convention by Hôm, no bairro de Boa Viagem. Prestigiaram a iniciativa o Diretor Financeiro do Crea-PE, Isaac Sérgio, e o Superintendente Técnico, Nielsen Christianni, que também representou o Confea.

Na abertura do simpósio, o presidente do Ibape-PE, Gustavo Farias, agradeceu ao Sistema Confea/Crea por mais uma parceria de sucesso. “Esse é o terceiro encontro realizado pelo nosso Instituto em 2023 com o foco de auxiliar na qualificação dos profissionais. A partir de agora, iniciaremos o planejamento das capacitações para o ano de 2024, com o intuito de sermos mais assertivos ainda”, disse.

O Diretor Financeiro do Crea-PE, Isaac Sérgio, explicou que o Conselho está participando do Mecânica Day como patrocinador do evento. “O Crea está favorecendo a formação continuada dos profissionais da área de engenharia mecânica, assim como acontece nas ações do Programa Crea Qualifica. Debater temas como segurança dos equipamentos e gestão de manutenção é importante para que Pernambuco tenha os melhores engenheiros do país”, pontou.

“Eu vim para o simpósio com o intuito de agregar conhecimento e abrir o leque de opções de onde a formação profissional me permitir atuar”, explicou o engenheiro mecânico Washington Machado, que é recém-formado e trabalhava até pouco tempo atrás em indústria.

O engenheiro Nielsen Christianni, representante do Crea e do Confea, destacou a relevância de se manter atualizado para o mercado de trabalho. Em sua fala, ele levantou a reflexão sobre os investimentos que vão chegar ao Estado. “Pernambuco vai receber aproximadamente R$ 100 bilhões de reais do governo federal, em obras do novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), para aplicação em ações como a construção da Adutora do Agreste, Transnordestina e a retomada das obras da refinaria Abreu e Lima. É importante que os profissionais se capacitem para atuar nos empreendimentos”, concluiu.

O mecânico Itacil Silva também esteve no simpósio em busca de qualificação. De acordo com ele, um dos temas que chamou mais atenção foi as novas normas que garantem a segurança dos elevadores. O painel foi o primeiro da programação e teve como palestrante o engenheiro Fábio Maia.

Pioneiros em engenharia de avaliação e perícia no Brasil, o Ibape-PE promove cursos, palestras, seminários e congressos para difundir as técnicas e normas vigentes no país.