O chefe de Gabinete do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco (Crea-PE), Joadson de Souza Santos, e o inspetor coordenador de Araripina, Heleno Mendes, participaram, nesta quinta-feira (04), da Caravana da Inovação da Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), promovida em Araripina. O seminário, que contou com a presença de empresários do polo do gesso e representantes de diversas instituições locais, foi realizado no Centro Tecnológico do Araripe, com foco nas contribuições do Sertão do Araripe para a formulação da Estratégia de Ciência, Tecnologia e Inovação do Governo do Estado, e na apresentação das principais linhas de financiamento à pesquisa e inovação.
A secretária estadual Lúcia Melo destacou, na abertura, a importância de levar a discussão sobre a inovação para todo o estado. “Inovar não é uma ação isolada, por isso a Secretária de Ciência, Tecnologia e Inovação chega ao Sertão do Araripe acompanhada das principais instituições de financiamento à pesquisa. Contamos também com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, através da AD-Diper e da Secretaria da Micro e Pequena Empresa”, explica.
Lúcia Melo ressaltou ainda a presença nas diversas regiões. “Estamos trabalhando para Pernambuco enfrentar os desafios da nova indústria e a formulação de uma nova estratégia de ciência, Tecnologia e Inovação para o estado precisa ser construída a partir da visão territorial, ouvindo as contribuições das indústrias e dos produtores locais”.
Para o presidente do Sindicato da Indústria do Gesso de Pernambuco (Sindusgesso-PE), Josias Inojosa Filho, a Caravana da Inovação possibilita uma discussão mais ampla sobre inovação na região do Araripe. “Os empresários do setor do gesso precisam entender que a inovação não é só de produtos, mas de processos e serviços. Debater a inovação é discutir o futuro das empresas”, disse.
Segundo Josias, a Caravana da Inovação é importante para a região do Araripe pela possibilidade da contribuição local ao Plano de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado. Além de possibilitar um diagnóstico melhor da região e conhecimento das necessidades dos produtores locais.
O polo de gesso do Araripe é um dos beneficiários do Programa de Produção e Difusão de Inovações para a Competitividade de Arranjos Produtivos Locais do Estado de Pernambuco (ProApl), do Governo do Estado de Pernambuco, através da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) e do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).
Também participaram da Caravana da Inovação, no Centro Tecnológico do Araripe, o presidente da Facepe, Abraham Sicsú; Alberto Rogers, da FINEP: e representantes da Secretaria da Micro e Pequena Empresa, Trabalho e Qualificação, AD-Diper, IEL, SEBRAE, Agefepe e Itep.
Rui Gonçalves
Com informações da SECTI