Mútua apresenta no Colégio de Presidentes o Sistema Nacional de Gerenciamento de ART

CP RECIFEA Caixa de Assistência aos Profissionais do Crea (Mútua) marca presença na 4ª Reunião Ordinária do Colégio de Presidentes do Sistema Confea/Crea e Mútua,  realizada no Transamérica Prestige, em Boa Viagem, entre os dias 3 e 5 de agosto, representada pelos seus diretores Paulo de Queiroz Guimarães (presidente), Jorge Roberto Silveira (Benefícios) e Gerson de Almeida Taguatinga (financeiro). Constaram da programação do evento, nesta quarta-feira, entre outros pontos, informes institucionais do Confea, Creas, Mútua, dos Conselhos Federais e da coordenação dos Colégio de Presidentes.

Nesta quinta-feira (4),  a programação contou, entre outros painéis, com informes da procuradoria Jurídica do Confea sobre o andamento dos processos no STF sobre a ART e as anuidades e informes da CAIS (Comissão de Articulação Institucional do Sistema). Foi realizada, também, apresentação institucional com balanço das últimas atividades e projetos em andamento e desenvolvidos pela Mútua.

Teve destaque na apresentação o novo Sistema Nacional de ART – SisArt. Desenvolvido pela Mútua, o SisArt é um sistema que visa a integração de informações das Anotação de Responsabilidade Técnica (ARTs) em todo o território nacional através da padronização dos formulários de preenchimento e centralização em base de dados nacional. Através do RNP (Registro Nacional Profissional), o profissional entrará no sistema e efetuará desde o cadastro da ART, passando pelo seu gerenciamento, até a emissão de certidões.

O programa será lançado pela Mútua no mês de agosto, durante a 73ª Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (Soea), em Foz do Iguaçu. Posteriormente, a Mútua fará a transferência de tecnologia para todos os Creas, com a base de dados e o servidor alocados em Brasília. Durante a apresentação o presidente Paulo Guimarães explicou as fases do sistema já realizadas nos últimos três anos e as atuais, como implantação, validação das regras, atendimento às normas de regulamentação e aprimoramento das ferramentas de migração, lembrando que o projeto piloto já está em andamento junto ao Crea-DF.

“O próximo passo, após homologação com o Crea-DF, será a entrega do plano de tecnologia com todo o detalhamento das necessidades do SisART para a continuidade do sistema, que refletirá diretamente na qualidade dos serviços dos profissionais em benefício da própria sociedade.”, frisou. O presidente também anunciou que será iniciado projeto de inserção de estudantes, por meio do Crea-JR, objetivando a capacitação dos estudantes, desde já, quanto ao SisART e quanto à importância da Anotação de Responsabilidade Técnica.

Outro tema abordado foi a Conferência Internacional Água e Energia: novas abordagens sustentáveis, realizada nos dias 27 a 29 de julho. Com patrocínio da Mútua, o evento reuniu mais de 500 profissionais, e teve como principal resultado a elaboração da Carta de Brasília, que será apresentado no Fórum Mundial da Água, a ser realizado em Brasília entre 18 e 23 de março de 2018, evento ao qual a Mútua também já confirmou apoio e presença.

Foi apresentado, também, o balanço da participação da Mútua nos Congressos Estaduais de Profissionais (CEPs) que foram realizados entre os meses de maio e junho, em todos os estados do país. Os CEPs foram norteados pelo tema “O Sistema Confea/Crea e Mútua em Defesa da Engenharia e da Agronomia Brasileiras”, e tiveram por objetivo definir propostas que serão levadas pelos delegados eleitos em cada estado ao 9º Congresso Nacional de Profissionais (9º CNP), cuja primeira etapa será realizada em Foz do Iguaçu, no Paraná, ao fim da Semana Oficial da Engenhara e Agronomia (Soea), de 1º a 2 de setembro.

A recente revalidação da certificação ISO 9001:08 também foi citada. Após sua primeira auditoria externa para avaliação da manutenção do certificado, a Mútua obteve o aval do órgão certificador, continuando, assim, com o selo de qualidade. Além da permanência da certificação, a Caixa de Assistência passou pela auditoria sem registrar nenhuma não conformidade, ou seja, todas as amostras analisadas de procedimentos ligados às várias áreas da Mútua não apresentaram inconsistências, seguindo as predefinições adotadas.

Da Gecom/Mútua