CREA-PE participa da celebração pelos 88 anos do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA)

Conselho Regional tem buscado aproximação maior do instituto, que conta com cerca de 300 profissionais das áreas técnicas

O Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA) celebrou, nesta quarta (6), seus 88 anos de existência com uma cerimônia comemorativa realizada simultaneamente na sede e nas 12 Estações Experimentais e Gerências Regionais de Extensão Rural. O vice-presidente do Crea-PE, Pedro Paulo Fonseca, prestigiou a celebração junto com a diretora financeira do Conselho, Cecília Lira. A programação contou com homenagens aos profissionais da casa, discursos, celebração religiosa e corte do bolo.

Fundado em 07 de setembro de 1935, o IPA é a segunda organização de pesquisa agronômica mais antiga do Brasil e continua a desempenhar um papel vital no desenvolvimento agrícola de Pernambuco, estando presente em todas as regiões do estado.

Para o vice-presidente do Crea-PE, Pedro Paulo Fonseca, é de suma importância a aproximação do Instituto com o Conselho Regional, uma vez que há cerca de 30 profissionais das Engenharias, Agronomia e Geociências atuando no IPA. “É importante que estejamos cada dia mais presentes no dia a dia desses profissionais, entendendo suas necessidades, conectando-o às nossas iniciativas e dando todo o suporte necessário a eles”, observou Fonseca.

No último dia 31 de agosto, o presidente em exercício do Crea-PE, Clovis Segundo, e a superintendente Técnica em exercício, Adriana Pereira, estiveram com o presidente do IPA, Joaquim Neto, para identificar as demandas dos profissionais lotados no órgão. A iniciativa teve como objetivo fortalecer a aproximação entre as instituições e articular ações em conjunto.

SOBRE O IPA – Ao longo de suas mais de oito décadas de existência, o IPA tem desempenhado um importante papel para o fortalecimento da agricultura e pecuária em Pernambuco. Sua dedicação à preservação e melhoria genética de bovinos, caprinos e ovinos contribuíram bastante com a produção pecuária no estado e formação da bacia leiteira. O gado do IPA, Nelore, Girolando e Holandês são considerados de alta produtividade e excelente adaptação ao semiárido.

O IPA também é referência na geração de tecnologias agrícolas fundamentais para os agricultores locais, impulsionando a produtividade e sustentabilidade no setor. Além da sede administrativa, o IPA é conta com 12 estações experimentais e 12 gerências regionais em sua estrutura, além de 184 escritórios regionais em todo o estado.