Crea-PE participa de Fórum Pernambucano de Combate aos Efeitos dos Agrotóxicos

O presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco (Crea-PE), Evandro Alencar, esteve representado pelo agente fiscal da Inspetoria do Conselho em Petrolina, Fábio Gilnei, na quinta-feira (04), no Fórum Pernambucano de Combate aos Efeitos dos Agrotóxicos na Saúde do Trabalhador, Meio Ambiente e Sociedade, realizado das 7h30 as 16h30, no auditório do Sest/Senat, em Petrolina.

Durante o evento, foram debatidos os inúmeros problemas causados pelo uso inadequado dos agrotóxicos. O encontro, proposto e coordenado pelo procurador federal do Ministério do Trabalho e Emprego que também é coordenador do Fórum Estadual de Agrotóxicos, Pedro Serafim, contou com a participação do Crea-PE e de vários órgãos de fiscalização e de segmentos organizados da sociedade.

Participaram ainda, a procuradora federal do Ministério do Trabalho e Emprego de Petrolina, Vanessa Patriota, a promotora do Meio Ambiente de Petrolina, Ana Rúbia Torres e a promotora do Meio Ambiente de Salvador, Luciana Curi. Produtores rurais e assentados presentes ao evento, contribuíram com depoimentos sobre o tema.

O coordenador Estadual do Movimento dos Sem Terra (MST), Adailton Cardoso, parabenizou o trabalho que vem sendo realizado pelo Crea-PE nos assentamentos da Região, informando que o trabalho resultou na promessa de um dos responsáveis por uma empresa de assistência técnica, de registrar as Anotações de Responsabilidade Técnica (ART) pela assistência e pela emissão de Receituários Agronômicos.

No Fórum, ficou evidente para procuradores e promotores, a importância da parceria com os órgãos responsáveis pela fiscalização agronômica, como ferramenta indispensável para aplicação da legislação com todo rigor necessário para os infratores dos dispositivos legais. “Na oportunidade fizemos contato com Vanessa Patriota e Ana Rúbia Torres, no sentido de firmarmos parcerias nas ações de fiscalizações, sendo as mesmas favoráveis à iniciativa”, informou Fábio Gilnei.

Segundo Fábio Gilnei, haverá um contato com a promotora Ana Rúbia e com a procuradora Vanessa Patriota, para definir uma data para a realização de uma reunião onde deverão ser traçadas as ações conjuntas entre o Crea-PE e os demais órgãos.

A próxima reunião do Fórum está prevista para o mês de julho, em Caruaru, Região Agreste do Estado.

Dilma Moura

ASC do Crea-PE