Crea-PE participa do Plano de Gestão Integrada e de comitê da Orla do Recife

Audiência formalizou as ações prioritárias que servem como guia para o Projeto Orla Parque

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco está participando do Plano de Gestão Integrada (PGI) da Orla do Recife. No último dia 9, uma audiência pública, no Centro de Educadores Professor Paulo Freire, no bairro da Madalena, marcou a formalização do documento e a criação de um comitê para o acompanhamento das ações. Na comissão, o Crea-PE é o membro titular do grupo técnico de Infraestrutura e o Sebrae é o seu suplemente.

A iniciativa visa contribuir para o ordenamento territorial e o cumprimento da função socioeconômica e ambiental da Orla do Recife, no trecho entre Brasília Teimosa e a divisa com a cidade de Jaboatão dos Guararapes.

Cada município litorâneo é responsável pela execução do seu PGI e cabe aos estados e ao Governo Federal a estruturação e apoio dessa política. De acordo com superintendente técnico de Gestão do Crea-PE, Bertrand Alencar, foram realizadas reuniões de articulação e agendas de trabalho para o diagnóstico da Orla, abrangendo desde a infraestrutura urbana as atividades econômicas, os atributos sociais e naturais, a caracterização dos trechos e os problemas de uso e ocupação.

“O compromisso do Crea-PE é o de estar próximo a sociedade. Sendo assim, é fundamental a participação do Conselho no plano e no Comitê na busca por melhores projetos de engenharias e para a contratação de profissionais e empresas qualificados. Além de garantir também o uso de materiais adequados”, explicou Bertrand Alencar, que representa o Crea-PE no Comitê.

Acesse o Plano de Gestão Integrada da Orla do Recife aqui.