Adriano Lucena, reeleito para o segundo mandato, faz balanço da sua primeira gestão

Presidente destacou a participação do Conselho em debates importantes para seus profissionais e sociedade e convidou a todos e todas para construir um Crea mais forte

Uma gestão de resultados, com foco na valorização do profissional e comprometimento com a sociedade. Assim pode ser classificada a primeira gestão de Adriano Lucena, à frente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco (Crea-PE), com o mandato renovado até 2026. A afirmação é representada por números para lá de positivos, renovando o mantra do presidente de um Conselho fortalecido, para todos e todas.

As ações percorrem todas a áreas de gestão do Crea-PE. Fiscalização, agilidade na emissão de documentos, qualificação de profissionais e corpo técnico. Na lista, iniciativas de proteção ao pagamento do salário mínimo profissional, melhoria e ampliação de inspetorias, com um Conselho mais perto para quem mora no Interior. Tem ainda ampliação nos canais de comunicação direto, passando pela valorização da cultura e prestação de serviços de qualidade à sociedade, com debates de temas e soluções para o bem-estar da população, com segurança.

A lista é vasta, mas cabe espaço para mais melhorias, ações e iniciativas para os profissionais e para a sociedade. O balanço da primeira gestão de Adriano Lucena mostra o que já foi feito, mas, principalmente, abre espaço para mais sugestões, parcerias, numa convocação a todos e todas na construção de um Conselho maior, mais coeso, inclusivo, igualitário para suas e seus profissionais.

“Os três anos foram de muita alegria. Apesar das dificuldades do dia a dia, a gente fez aqui com muita disposição para construir um Crea que acredito que nós estamos construindo. Um debate plural com a sociedade para incluir o profissional no dia a dia nos serviços da engenharia, agronomia e da geociência”, avalia Adriano Lucena, fazendo um chamamento aos profissionais: “Venha participar, venha nos ajudar a construir não o Crea de Adriano, mas o Crea que é possível construir, com os acertos e erros. Os erros, a gente tenta corrigir imediatamente para que a gente possa ser mais assertivo. É esse o Crea que nós queremos”.

Um Crea protagonista, fomentando um debate plural. Assim Lucena classifica sua primeira gestão à frente do Crea Pernambuco. Na lista de temas, assuntos de interesse da engenharia, agronomia e geociências, além da prestação de serviço com qualidade para a população, bem como contribuições para o desenvolvimento econômico com sustentabilidade.

Lucena cita, como exemplo, a questão da Transnordestina. “No final do governo federal anterior, houve um aditivo ao contrato original, onde o trecho Salgueiro-Suape não viria mais para Pernambuco. Nós lutamos, organizamos o setor produtivo, conversamos, demos a nossa parcela de contribuição para manter vivo até a presente data, inclusive na inclusão no PAC (Programa de Aceleração do Crescimento). Obviamente que não só foi o Crea. Muitas outras instituições, muitas outras pessoas juntas, mas a gente deu a nossa parcela de contribuição.”

Além de proposições voltadas para a sociedade, o Crea Pernambuco teve um olhar direcionado para sua própria instituição. “Também tivemos um debate interno. Na valorização do profissional, na autoestima dos colaboradores, dos trabalhadores para que eles pudessem estar aqui dentro do Crea sentindo que está na sua casa, numa relação familiar, de aproximação”, avaliou o presidente reeleito.

“Temos muito por fazer, mas já fizemos muito e a gente não pode negar o que nós fizemos. Não podemos enxergar de forma distorcida o que nós temos que fazer pela frente, que são muitas coisas”, reforçou Lucena. Ele também destacou alguns desafios para os próximos três anos: entrega da nova sede, construção de novas inspetorias, integração de novas pessoas ao processo de construção de um Crea para todos, fortalecido. Que venha o próximo triênio, cheio de mais conquistas.