Crea-PE participa, no palácio do governo, de cerimônia de entrega de caminhões frigoríficos

files_13401_201512141746059376O assessor de Políticas Institucionais do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco (Crea-PE), Cristiano Silva, representou o Conselho na manhã desta segunda-feira (14), na cerimônia realizada no Palácio do Campo das Princesas, quando o governador Paulo Câmara e a ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Tereza Campello, entregaram as chaves de caminhões frigoríficos a 42 prefeituras pernambucanas, através de um convênio celebrado entre o Governo de Pernambuco e a União, com o aporte de R$ 6,8 milhões. Os veículos serão responsáveis pelo transporte dos alimentos às instituições beneficiárias da política estadual de incentivo à agricultura familiar a exemplo de escolas, creches e hospitais.

O projeto está inserido na Política Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional e tem o objetivo de contribuir para a redução de perdas e desperdícios. De acordo com o governador Paulo Câmara, a entrega dos caminhões ajuda as pessoas para que tenham condições de comercializar os seus produtos de maneira mais tranquila e com mais segurança, acrescentando que já há um novo pleito para ampliar o projeto com vistas a beneficiar também, em 2016, municípios do Sertão.

Na oportunidade, o chefe do Executivo pernambucano disse que a entrega dos veículos faz parte de uma série de ações conjuntas que foram trabalhadas ao longo do ano de 2015 para a promoção de mais eficiência na agricultura no Estado. Paulo citou o repasse de títulos de posse aos pequenos agricultores, investimentos na infraestrutura hídrica e a regularização dos produtores como estímulos ao aquecimento do setor e da economia dos municípios.

Para o secretário de Agricultura e Reforma Agrária, Nilton Mota, o ato demonstra o respeito do Estado pelo segmento que tanto emprega e impulsiona a economia pernambucana. Para ele a entrega dos caminhões simboliza o fortalecimento da agricultura familiar, assegurando o crescimento de Pernambuco e do Brasil.

CONTEMPLADOS – A iniciativa contemplou os municípios de Agrestina, Águas Belas, Altinho, Belém de Maria, Bom Conselho, Bom Jardim, Bonito, Buíque, Caetés, Canhotinho, Capoeira, Catende, Correntes, Cupira, Escada, Feira Nova, Glória do Goitá, Iati, Inajá, Ipojuca, Itaíba, Jaqueira, Jataúba, Jurema, Lagoa do Ouro, Lagoa de Itaenga, Chã de Alegria, Manari, Maraial, Paranatama, Pesqueira, Poção, Pombos, Riacho das Almas, Salgadinho, Santa Filomena, São Benedito do Sul, São Bento do Una, São Joaquim do Monte, Terra Nova, Tupanatinga e Vicência.

Dilma Moura

ASC do Crea-PE