Home > Destaque > Diretor do Crea-PE prestigia inauguração da primeira fábrica de flanges do Brasil

Diretor do Crea-PE prestigia inauguração da primeira fábrica de flanges do Brasil

compelxodesuapeAo contrário do que está acontecendo na maior parte do País, Pernambuco inaugurou, nesta terça-feira (17), a primeira fábrica de flanges eólicas do País. Localizada no Complexo Portuário de Suape, a planta é da GRI Flanges do Brasil. Na ocasião, o diretor administrativo do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco, engenheiro eletricista Plínio Sá, e o conselheiro engenheiro eletricista e de Segurança do Trabalho, Maurício Viana, representaram o presidente do Crea-PE, Evandro Alencar, que está em viagem de trabalho.

A unidade terá 5,5 mil metros quadrados e receberá investimento de R$ 70 milhões. No local devem ser gerados 75 empregos diretos. Ao ano devem ser produzidas quatro mil flanges, que são anéis responsáveis por unir os cilindros que foram as torres eólicas. Os equipamentos produzidos no complexo industrial atenderão a demanda da Gestamp, fabricante de torres e primeira unidade do grupo em Suape, que já está em operação. A demanda atual da Gestamp é de cerca de três mil flanges ao ano. A expectativa do grupo Gonvarri é de que a produção excedente seja destinada a outras empresas do setor.

Além da Gestamp, o polo eólico de Suape conta com duas fábricas em operação: a argentina Impsa, que produz aerogeradores, e a dinamarquesa LM Wind Power, fabricante de pás eólicas. Juntas, as três unidades em funcionamento somam investimentos de R$ 422 milhões e empregam 3,3 milfuncionários. A previsão é de que o Complexo de Suape abrigue também uma cadeia de suprimentos do setor. Para prospectar negócios, Suape se tornou, em 2012, o primeiro porto membro da Associação Brasileira de Energia Eólica (ABEeólica).

Rui Gonçalves
Com informações do Complexo Portuário de Suape

 

Check Also

Presidente do Crea-PE faz mensagem especial na finalização do CP

Em Brasília, nesta quarta-feira, 02.12, durante reunião de finalização do CP- Colégio de Presidentes, Evandro …