Direito à habitação foi a pauta central do encontro de Adriano Lucena com Frei Marcelo
O presidente do Crea-PE, Adriano Lucena, recebeu a visita do coordenador nacional da Pastoral da Moradia e Favela, Frei Marcelo, na sede provisória do Conselho, no Recife. Durante a reunião, nessa quinta-feira (15), o visitante apresentou o trabalho desenvolvido pela pastoral. A pauta central do encontro foi a universalização do direito à moradia.
Frei Marcelo explicou que a Pastoral é uma iniciativa da Igreja Católica que organiza e apoia populações em situação de vulnerabilidade, residentes em periferias, favelas e áreas de risco. Seu principal objetivo é garantir o direito a uma moradia digna nas cidades brasileiras e combater a desigualdade social.
Durante a conversa, Adriano Lucena falou sobre a necessidade de implementação de projetos e políticas públicas voltadas para essa área. Ele também destacou a participação do Conselho em iniciativas de promoção do direito à moradia em Pernambuco. “Entendemos que a Engenharia pode ajudar a proporcionar a oportunidade de moradia com dignidade e segurança às pessoas que mais necessitam”, afirmou.
Frei Marcelo anunciou que a Campanha da Fraternidade de 2026 abordará o tema “Fraternidade e Moradia”, destacando a importância da união de diversos setores da sociedade em torno da pauta habitacional no país. “A escolha desse tema trará ainda mais visibilidade para essa causa. Estamos visitando instituições no Recife que, assim como o Crea-PE, dialogam e atuam em torno dessa temática”, explicou.
A reunião também contou com a presença da coordenadora da Pastoral do Povo da Rua no Recife, Betânia Cavalcanti, e dos integrantes da equipe do programa Crea na Comunidade, Bernardo Fortes e Cláudio Braga.





