Crea-PE

Comitê Tecnológico Permanente do Crea-PE participa do Seminário Cidades Inteligentes na UFPE

Encontro destacou a integração entre ciência, gestão pública e inovação para o planejamento urbano

O Comitê Tecnológico Permanente (CTP) do Crea-PE marcou presença no Seminário Cidades Inteligentes, promovido pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) no dia 10 de outubro, no Centro de Filosofia e Ciências Humanas. O Conselho foi representado pela geógrafa Edvânia Torres; pelo engenheiro civil e sanitarista Antônio Miranda, ambos membros do CTP, e pelo assessor executivo Bertrand Sampaio.

O encontro reuniu profissionais, professores, pesquisadores e estudantes para discutir caminhos para cidades mais justas, sustentáveis e tecnológicas, reforçando a importância da integração entre ciência, gestão pública e inovação para o planejamento urbano.

Edvânia Torres, coordenou os trabalhos e abriu o Seminário com uma reflexão sobre o papel das cidades inteligentes e os desafios para sua implementação no contexto brasileiro. “O conceito de cidades inteligentes vai além de tecnologia e da informação. Inteligência urbana também está relacionada o bem-estar das pessoas, a educação, a saúde, à redução do déficit habitacional, à mobilidade e à governança” afirmou.

Antônio Miranda, também integrante do CTP, destacou a importância do saneamento básico como eixo central para o avanço das cidades inteligentes. Em sua palestra, ele abordou o abastecimento de água, o esgotamento sanitário e a drenagem urbana em Pernambuco, chamando atenção para a escassez hídrica no Agreste, região com a menor disponibilidade de água do país.

Já Bertrand Sampaio tratou da gestão de resíduos sólidos sob a ótica da inovação e da sustentabilidade. Segundo ele, a engenharia do futuro deve aliar tecnologia e responsabilidade ambiental, permitindo que as cidades utilizem recursos inteligentes para melhorar os serviços de limpeza urbana e reduzir impactos ambientais.

Pular para o conteúdo