Crea-PE vai aderir ao Programa Nacional de Prevenção à Corrupção do Tribunal de Contas da União

Confirmação foi feita pelo presidente do Conselho, Adriano Lucena, durante reunião do Colégio de Presidentes, em Fortaleza

A promoção da transparência em todas as iniciativas do Crea-PE é uma prioridade da gestão. Durante a reunião do Colégio de Presidentes, realizada em Fortaleza nesta quarta-feira (27), o presidente do Crea-PE, Adriano Lucena, anunciou que o Conselho irá integrar o Programa Nacional de Prevenção à Corrupção (PNPC), uma iniciativa do Tribunal de Contas da União. Esse assunto foi um dos principais temas discutidos durante a reunião, que contou com uma apresentação do auditor do TCU, Jackson Souza.

O PNPC é um programa abrangente que incentiva as organizações públicas brasileiras a adotarem boas práticas de combate à corrupção, com foco especial na prevenção. Para Adriano Lucena, trazer essa iniciativa para o Crea-PE é um passo fundamental alinhado com os objetivos de sua gestão. “Ao darmos início ao Programa no Conselho, estaremos contribuindo com a obrigação de todo agente público: a transparência. Isso representa um passo importante para evitar a corrupção dentro do Sistema”, afirmou.

Jackson Souza explicou que o PNPC surgiu de uma parceria entre o TCU e a Rede de Controle do Mato Grosso do Sul, expandindo-se posteriormente para todo o país por meio das Redes de Controle nos Estados. Ele ressaltou que o Confea deve coordenar a implementação das ações nos Conselhos Regionais interessados em aderir. “Meu principal objetivo ao estar aqui é sensibilizar os Conselhos Regionais sobre a importância dessa colaboração com o Conselho Federal”, concluiu Souza.

Na presente semana, o rodapé do site do Confea foi atualizado com o selo de participação no Programa Nacional de Prevenção à Corrupção (PNPC), concedido pelo Tribunal de Contas da União (TCU), após o preenchimento de um questionário pela Controladoria do Conselho. O presidente do Confea, Vinicius Marchese, detalhou os próximos passos: “A intenção é que os Creas que ainda não completaram o questionário dediquem atenção a isso. Após o preenchimento dos questionários, planejamos realizar um evento para discutir e entender como podemos melhorar nas áreas indicadas como vulneráveis pelo questionário”.

Presente ao encontro, Luiz Borges, diretor financeiro do Crea-PE, detalhou outros assuntos abordados durante o Colégio de Presidentes. “Hoje nós também tratamos sobre assuntos relacionados à fiscalização, exercício da profissão e integração profissional com convênios de outros países”, concluiu.