Capa > Destaque > Creas de Pernambuco e do Piauí preparam fiscalização integrada na Chapada do Araripe

Creas de Pernambuco e do Piauí preparam fiscalização integrada na Chapada do Araripe

Evandro_CP_PI

O presidente do Crea-PE, Evandro Alencar, cumprimentou o presidente do Crea-PI, Paulo Roberto Ferreira de Oliveira, pelo eleição da coordenação do fórum de Creas do Nordeste e propôs parceria para fiscalização de Complexo Eólico

O presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco (Crea-PE), Evandro Alencar, aproveitou a primeira reunião com os presidentes de Creas do Nordeste, que aconteceu na sexta-feira (27), em Brasília, dentro da programação do 4º Encontro de Lideranças do Sistema Confea/Crea e Mútua, para propor ao presidente do Conselho de Engenharia e Agronomia do Piauí (Crea-PI), Paulo Roberto Ferreira de Oliveira, uma parceria na área de fiscalização. A ideia é de que os dois Regionais somem esforças para a realização de uma Fiscalização Preventiva Integrada no Complexo Eólico que está sendo construído na Chapada do Araripe, região limítrofe entre os dois estados.

De acordo com especialistas, a Chapada do Araripe está entre os locais do Brasil com maior potencial de exploração de energia eólica. Segundo os estudos, a região formada por um planalto reúne qualidades favoráveis e corredor de ar onde passa ventos que vêm do litoral e de outras regiões.

A intenção é fazer a vistoria do trabalho de instalação das torres eólicas. Segundo especialistas, o procedimento requer grande quantidade de água, que não é encontrada no estado do Piauí. Dessa forma, a água está sendo extraída do lençol freático de Pernambuco. A excessiva extração da água dos solos pernambucanos, na opinião dos estudiosos, poderá causar a médio e longo prazo, entre outros problemas, um déficit da oferta hídrica naquela região.

Rui Gonçalves
ASC do Crea-PE

Free WordPress Themes - Download High-quality Templates