Crea-PE

Delegação pernambucana participa do 8º Encontro de Líderes Representantes do Sistema Confea/Crea

Uma delegação de 19 pessoas integra a comitiva pernambucana que participa da realização do 8º Encontro de Líderes Representantes do Sistema Confea/Crea e Mútua, que teve início na quarta-feira (20) e segue até sexta-feira (22), no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), em Brasília (DF). Na manhã da quarta-feira (20), durante a solenidade de abertura do 8º Encontro de Líderes em Brasília, além das lideranças do Sistema e profissionais o evento foi prestigiado por parlamentares, que na ocasião falaram sobre a importância da Engenharia para o desenvolvimento do País.

Após a solenidade de abertura do 8º Encontro de Líderes Representantes do Sistema Confea/Crea e Mútua, os participantes do evento assistiram a apresentação do ex-vice-presidente do Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES), funcionário de carreira da instituição, engenheiro civil e especialista em planejamento e políticas públicas, Darc Costa. Depois de traçar um panorama sobre as perspectivas de desenvolvimento nacional, o palestrante disse esperar que os profissionais da Engenharia e da Agronomia se envolvam nas atividades políticas do País. “Dos parlamentares que temos no Congresso Nacional, 5% são das áreas de Engenharia e Agronomia. É a menor taxa que já tivemos de engenheiros no Congresso, e isso me preocupa”, colocou.

Ainda na tarde da quarta-feira (20), houve a abertura da 1ª reunião ordinária dos Fóruns Consultivos, ocasião em que foram eleitos os coordenadores nacionais. Na oportunidade, o conselheiro do Crea-PE, engenheiro agrônomo José Carlos Pacheco, foi eleito coordenador Adjunto da Coordenadoria Nacional das Câmaras Especializadas de Agronomia (CCAGRO). A programação incluiu ainda reuniões dos Colégios de Entidades Regionais (CDERs), das Entidades Precursoras, além da apresentação da Comissão de Educação e Atribuição Profissional (CEAP) e da Comissão de Ética e Exercício Profissional (CEEP).

Hoje, segundo dia do encontro, a principal atividade é a ação externa junto aos parlamentares no Congresso Nacional. O objetivo é que, divididas por regiões, as lideranças visitem os gabinetes dos deputados e senadores para divulgar a agenda legislativa prioritária do Sistema para 2019 e buscar apoio para o posicionamento do Sistema nas matérias que tramitam no Congresso Nacional. Nesse sentido, o presidente do Crea-PE, Evandro Alencar esteve, acompanhado do 1º vice-presidente, Fernando Lapenda, 2º vice-presidente, Roberto Lemos Muniz, conselheiros federais por Pernambuco, Waldir Duarte Costa Filho e Ernando Carvalho, respectivamente, titular e suplente e demais representantes, nos gabinetes dos deputados federais, Sebastião Oliveira, onde foram recebidos pelo chefe de Gabinete, Charles Colaço, Sílvio Costa Filho e Tadeu Alencar.

À tarde, continuam as atividades dos fóruns e demais reuniões, além disso, haverá reuniões das Entidades Nacionais e o 1º Workshop de Chamamentos Públicos do Sistema Confea/Crea – Entidades Nacionais, CDERs e Precursoras.

Na sexta-feira (22), os fóruns consultivos se reúnem novamente para dar fechamento aos trabalhos realizados no decorrer dos três dias. Na solenidade de encerramento, os novos coordenadores são oficialmente apresentados.

Compõem a comitiva pernambucana: o presidente do Crea-PE, Evandro Alencar; 1º vice-presidente, Fernando Lapenda; 2º vice-presidente, Roberto Muniz, Coordenadores das Câmaras Especializadas de Engenharia Civil, Jorge Wanderley Souto Ferreira; Agronomia, José Carlos Pacheco dos Santos; Elétrica Roberto Luiz de Carvalho Freire; Geologia e Minas, Antônio Christino Pereira de Lyra Sobrinho; Segurança do Trabalho, Emílio de Moraes Falcão Neto e da Câmara Especializada de Engenharia Mecânica, Metalúrgica e Química, Ivaldo Xavier da Silva. Os representantes do Plenário nas modalidades Florestal e Química, Emanuel Araújo Silva e José Wellington Brito Cavalcanti, respectivamente. O coordenador da Comissão de Ética, Edmundo Joaquim de Andrade; coordenador da Comissão de Ensino, Burguivol Alves de Souza; o conselheiro e coordenador nacional da CEEST até 2018, Luiz Antônio de Melo. O inspetor coordenador de Paulista, Rodolfo Ales de Souza Neto, o chefe de Gabinete e o superintendente, Joadson de Souza Santos e Gustavo Aguiar, além dos colaboradores, assistentes dos coordenadores nacionais de CCEEF, Alessandra Malta e da CCEEST, Thiago Gomes.

Pular para o conteúdo