Dia do Engenheiro de Petróleo – 29 de junho

Petroleo_diaA Engenharia de Petróleo é a área que atua nas diferentes etapas relacionadas à produção de hidrocarbonetos, do gás natural ao biocombustível. A função abrange o planejamento, coordenação, produção, transporte, refino, comercialização, distribuição e execução de atividades relacionadas a descobertas de poços e jazidas de petróleo e gás para exploração. Do mesmo modo que realiza estudos geológicos, avalia a viabilidade técnica e econômica da extração de combustíveis fósseis e atua em consultorias ambientais e setor de exportação e importação fazendo pesquisa de preços de matérias-primas.

A profissão de engenheiro de petróleo é reconhecida pelo Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea). O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco (Crea-PE) parabeniza todos os engenheiros de petróleo do Estado.