73ª Soea terá participação ativa do Cden

Cden_2016_primeirareuniaoPolíticas públicas será um dos temas destacados entre as palestras a serem promovidas pelo Colégio de Entidades Nacionais (Cden) durante a 73ª Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (Soea). Presidentes de entidades de classe estiveram, nesta semana, reunidos no Confea para tratar da programação.

“Entendemos que os profissionais que irão para a Soea têm que sair de lá com produtos e oportunidades de negócios”, afirmou o presidente do Conselho Nacional das Associações de Técnicos Industriais (Contae), Ricardo Nascimento. Ele afirma ainda que, no momento atual do país, o Cden está engajado em mostrar como os conhecimentos adquiridos podem fomentar negócios e ajudar o Brasil a sair da crise.

O colegiado deve promover várias palestras que complementem a programação da Semana Oficial deste ano, e que tenham ligação com os comitês do grupo, como o de ciência e tecnologia, e os comitês das áreas de produção. Esta foi a primeira reunião extraordinária do colegiado em 2016, realizada entre quarta e sexta-feira (22 a 24/6). As palestras a serem ofertadas no espaço do Cden na 73ª Soea foram apenas um dos vários assuntos pautados para os três dias.

O coordenador do grupo e presidente da Federação Nacional de Engenharia Mecânica e Industrial (Fenemi), Jorge Nei Brito, destacou que além desses pontos da Soea, a reunião tratou de várias demandas do Confea sobre as quais o Cden, como fórum consultivo do Sistema, tem que se pronunciar. De acordo com Brito, a reunião cumpriu toda a pauta proposta e todos os assuntos enviados pela Assessoria Parlamentar estão sendo devolvidos com as devidas propostas que o colegiado sugeriu. Até o fim do ano, outras duas ou três reuniões serão convocadas pelo Cden.

Convite para o Cresce Brasil – Cidades

Quem também esteve presente na reunião foi o presidente da Federação Nacional dos Engenheiros (FNE), Murilo Celso Pinheiro. Na oportunidade, Pinheiro convidou todos a participarem do lançamento da edição Cresce Brasil – Cidades, que ocorrerá no dia 29 de junho, no Rio de Janeiro. “Nossa ideia é reunir propostas factíveis e que, do ponto de vista da engenharia, são importantes para a melhoria das condições socioeconômicas do país e entregá-las aos candidatos municipais do segundo semestre”.

O seminário deve ser realizado em várias capitais estimulando debates e uma participação mais positiva dos profissionais da área tecnológica a fim de encontrar soluções que acelerem o reequilíbrio socioeconômico do país. “Vamos interferir positivamente nas principais questões neste momento delicado que o Brasil atravessa. Temos que seguir em frente!” afirmou.

Do Confea