Discussão sobre parceria entre o Brasil e Portugal, na SOEA, desperta o interesse de profissionais pernambucanos

Com uma delegação composta por mais de 70 membros entre presidente, diretores, conselheiros, inspetores e convidados, além de colaboradores, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco (CREA-PE), participa, em Belém do Pará da 74ª Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (SOEA). O evento, que acontece até esta sexta-feira (11), no Hangar Centro de Convenções e Feiras da Amazônia, tem como tema central “A Responsabilidade da Engenharia e da Agronomia para o Desenvolvimento do País”.

Para perpassar o eixo principal, foram discutidos diversos temas como: A Engenharia e os Engenheiros: papel, princípios e contribuições para o desenvolvimento do País; Recursos Hídricos; A Revitalização de Nascentes em Áreas Urbanas; Aplicação da Nanotecnologia em Novos Materiais e na Segurança das Pessoas, entre muitos outros.

Grande parte da delegação pernambucana assistiu atenta, à palestra sobre “Inserção Internacional do Sistema CONFEA/CREA – Avanços e Perspectivas” e “A Engenharia e os Engenheiros para o Desenvolvimento do País”. Os dois temas, abordados pelo presidente do CONFEA e da Ordem dos Engenheiros de Portugal (OEP), José Tadeu da Silva e Carlos Alberto Mineiro Aires, respectivamente, foram detalhamento de assunto de interesse dos profissionais portugueses e brasileiros, no que se refere à parceria entre o Brasil e Portugal em prol do desenvolvimento.

Nas palestras, ambos trataram do Termo de Reciprocidade firmado entre o Conselho e a Ordem, assinado em 2016, com validade por tempo indeterminado, com o objetivo de facilitar a atuação profissional no Brasil e em Portugal.

Para José Tadeu da Silva “é preciso consolidar o entendimento entre as duas nações visando ao aprimoramento dos profissionais em tecnologia e à inovação em países estrangeiros”. Já o presidente da OEP ressaltou a importância da confiança entre as instituições como sendo a chave para garantir o livre trânsito dos engenheiros e o intercâmbio de discussões sobre o papel da Engenharia.