Crea-PE

Doze anos após sediar uma Soea, Maceió recebe novamente o evento magno da área tecnológica brasileira

75ª Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia foi aberta na noite dessa terça-feira (21)

“Engenharia e Ética na Reconstrução do Brasil”. Norteados por esse importante mote, profissionais da Engenharia, da Agronomia e das Geociências reúnem-se até a próxima sexta-feira (24), na bela capital alagoana em torno da 75ª Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (Soea). Sediado no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, o evento recepcionou os cerca de três mil congressistas, além de autoridades e convidados, na cerimônia oficial de abertura, na noite desta terça-feira (21).

À frente da Semana Oficial estão o Confea, o Crea-AL e a Mútua, que prepararam uma programação vasta e minuciosa, com debates e reflexões profundas sobre os temas propostos para o evento. As três instituições do Sistema e os outros 26 Conselhos Regionais estão presentes com a participação das lideranças – presidentes, conselheiros, diretores e inspetores – além dos dirigentes das entidades de classe e das instituições de ensino. Presença importante também dos estudantes, com programações específicas do Congresso Técnico Científico da Engenharia e da Agronomia (Contecc) e do CreaJr.

Compondo o dispositivo de honra de abertura, o presidente da Mútua, eng. civil Paulo Roberto de Queiroz Guimarães, saudou todos os presentes, destacando a honra de “mais uma vez ocupar este espaço representando a nossa grande Instituição, a Mútua”. Ele ainda lembrou que, há doze anos, estava neste mesmo Centro de Convenções – inaugurando o espaço -, por ocasião da 63ª Semana Oficial. “Naquele ano a Mútua teve uma participação marcante e queremos repetir o sucesso”. Por coincidência, refletiu Guimarães, naquele ano ele foi reconduzido ao segundo mandato como diretor de Benefícios da Mútua e, agora em 2018, Maceió e o Centro Cultural e de Exposição Ruth Cardoso novamente são palcos de sua posse para uma segunda gestão na Caixa de Assistência, agora, no cargo de presidente.

Um resumo da gestão que se finda também integrou as palavras do presidente da Mútua. “Nos últimos três anos a Mútua cresceu significativamente em reconhecimento dos profissionais e do Sistema mas, principalmente, em credibilidade. Além disso, criamos diversos programas e projetos voltados aos profissionais e suas famílias. Agradeço aos diretores que estiveram comigo nessa gestão que se encerra”, assinalou.

Nominalmente, o presidente do Confea, eng. civil Joel Krüger, citou as instâncias, instituições e cargos que fazem parte, direta e indiretamente, do Sistema e do universo profissional da área tecnológica. “Nesta noite compartilhamos e festejamos muito mais do que estarmos juntos e o início da Soea. Comemoramos por ser o Sistema Confea/Crea e Mútua, por sermos o Nordeste, o Norte, o Sudeste, o Sul, o Centro-Oeste, o Brasil e a América”, sublinhou. Também em uma retrospectiva das conquistas à frente do Confea desde janeiro deste ano, Krüger foi enfático ao afirmar que o Conselho está atuando de forma contundente na valorização das profissões que o integram. “Nestes oito meses tenho me dedicado junto aos conselheiros federais no resgate da importância das nossas profissões junto ao governo e à sociedade, objetivando mostrar que a Engenharia, a Agronomia e as Geociências são as alavancas propulsoras do desenvolvimento nacional e precisamos ser respeitados e ouvidos”.

Anfitrião, o presidente do Crea-AL, eng. civil Fernando Dacal, agradeceu a presença de todos e falou da felicidade em receber mais uma vez a Soea em seu estado. “Este momento é mais que especial para o Crea-AL, pois está chegando nosso Jubileu de Ouro. Em 20 de janeiro de 2019 o Crea completa 50 anos. Desde que iniciamos a organização dessa Semana Oficial sempre falei que esta seria a melhor Soea de todos os tempos. Iniciamos, hoje, com a certeza de que este evento será um sucesso e um marco nacional. Vamos reconstruir o Brasil”, afirmou.

Também participaram da mesa de abertura o secretário executivo do Gabinete do Governo, Adrualdo Catão, que esteve representando o governador de Alagoas, Renan Filho ; o prefeito de Maceió, Rui Palmeira; a presidente da União Pan-Americana de Associações de Engenheiros (Upadi), eng. civ. María Teresa Dalenz; o vice-presidente do Confea, eng. eletric. Edson Alves Delgado; o coordenador adjunto do Colégio de Presidentes, Arício Resende (presidente do Crea-SE); o coordenador do Colégio de Entidades Nacionais, eng. civ. Wilson Lang; e o coordenador nacional de Câmaras Especializadas de Geologia e Minas, geól. Ronaldo Malheiros Figueira.

José Chacon de Assis e Paulo Deni de Farias: grandes lideranças do Sistema

De forma sincera e emocionada, a grande relevância pessoal e o trabalho de dois profissionais foram lembrados na abertura da 75ª Soea. Em virtude do falecimento precoce de dois grandes líderes do Sistema, o conselheiro federal, eng. eletricista José Chacon de Assis, e o diretor financeiro da Mútua-RS, eng. mec. e de Seg. do Trab. Paulo Paulo Deni Farias, um momento para homenagens antecedeu aos discursos de iniciação da Semana Oficial.

Presentes, a esposa e duas filhas de Chacon receberam certificado e placa pelos relevantes serviços prestados pelo profissional ao Sistema e à sociedade. Para Deni, foi feita uma fala especial lembrando sua trajetória profissional, com intensa participação no Crea e na Mútua. Todos os presentes prestaram homenagem com um minuto de silencio em memória aos colegas.

Evento marca o término e o início de gestões Mútua

Para a Mútua, a 75ª Soea é ainda mais importante, pois marca o término da gestão triênio 2015-2018 e o início de um novo mandato da Diretoria Executiva para os próximos três anos. Despedem-se da Caixa de Assistência os atuais diretores, eng. civil Gerson Taguatinga (financeiro), eng. civil, mec. e Seg. do Trab. Julio Fialkoski (administrativo) e eng. civil Marcelo Morais (Tecnologia). Reeleitos, os engenheiros civis Paulo Guimarães e Jorge Silveira seguem na Diretoria Executiva, juntando-se a eles, a eng. agr. Giucélia Figueiredo, o eng. civil e de Seg. do Trab. Juarês Samaniego e o eng. agr. e de Seg. do Trab. Cláudio Calheiros.

Paulo Guimarães também foi reconduzido ao cargo de presidente da Caixa de Assistência pela Plenária do Confea e a composição final da Diretoria Executiva (2018-2021) será definida nos próximos dias. A posse acontecerá no último dia da Soea, antecedendo o encerramento do evento.

Pular para o conteúdo