Engenheira Silvia Carla do CREA-PE apresenta projeto CREA Sustentável na 2ª Mostra de Boas Práticas do Sistema

As atividades da 75ª Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (SOEA), que acontece de terça-feira (21) a sexta-feira (24), enfocando A Engenharia e Ética na Reconstrução do Brasil, no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, em Maceió (AL), começaram, efetivamente, nesta quarta-feira (22), após a solenidade de abertura do evento ocorrida na noite da terça-feira (21), no mesmo local.

A partir de hoje, uma vasta programação contará com palestras, exposição, minicursos, reuniões, painéis entre outras. Nesse sentido, a conselheira do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco (CREA-PE), engenheira Sanitarista e Ambiental, Silvia Carla, participou da 2ª Mostra de Boas Práticas do Sistema Confea/Crea e Mútua, na Praça da Inovação Tecnológica, onde apresentou o Projeto CREA Sustentável, implantado a cerca de dois meses, no regional.

A conselheira falou, para uma plateia atenta, sobre o objetivo do projeto de sustentabilidade empresarial que visa à conscientização de colaboradores e da sociedade, por meio da realização de um conjunto de ações que a empresa implanta com o objetivo de respeitar o meio ambiente e o desenvolvimento sustentável da sociedade com base em três principais tipos de desenvolvimento sustentável: Econômico, Social e Ambiental.

Para tanto, a palestrante explicou que foram constituídos nove projetos que possibilitam a sustentabilidade nos três tipos apontados: coleta seletiva; eficiência energética e hídrica; campanhas beneficentes; edifícios inteligentes (em estudo); bicicletário e vestuário (em execução); plástico zero, papel e tinta zero; parcerias externas e educação ambiental continuada.

Resultados – Sobre os avanços alcançados com a implantação das ações, Sílvia Carla salientou que, com a coleta seletiva, feita em lixeiras de papelão, o CREA-PE eliminou a compra de sacos de 40 litros. Com a política de redução das impressões, impediu o gasto de 209 folhas de papel A4, que representam aproximadamente 2% da per capita de consumo no Brasil que totaliza 10.600 folhas. Já com a implantação do filtro aditivado, será possível ter uma economia mensal de R$ 1.463, 24 e anual de R$ 17.558,82. A primeira campanha beneficente, Cuscuz com Amor, atendeu 50 famílias carentes. No que se refere à educação continuada, destacou a realização de palestras com parceiros das empresas ASA Indústria e Comércio e da EMLURB.