Crea-PE

Em solenidade prestigiada, Evandro Alencar faz abertura de seminário em Salgueiro

DSCF4429.5
Evandro Alencar agradeceu a público presente e estimulou a criação de uma associação de profissionais na região

Foi realizada na noite desta terça-feira (24), a abertura solene do “1ᵒ Seminário Sobre Riquezas e Oportunidades do Semiárido”, promovido pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco (Crea-PE), no auditório do Hotel Imperador, em Salgueiro, na Região do Sertão pernambucano. Inicialmente, a mesa de trabalhos foi composta pelo presidente do Conselho, Evandro Alencar, pelo inspetor da Regional de Salgueiro, Ernando Alves de Carvalho Filho, pelo diretor geral da Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea (Mútua-PE), Augusto Nogueira, pela secretária de Desenvolvimento Urbano e Obras da Prefeitura Municipal de Salgueiro, Ana Neide de Barros, e pelo prefeito de Serrita, Antônio Cecílio.

Logo após, foi reproduzido vídeo com o Hino Nacional e, em seguida, foi dada a palavra ao presidente do Crea-PE, Evandro Alencar. “Quero agradecer a todos os componentes da mesa e ao inspetor Ernando, em nome de quem saúdo a todos da Região. Este é o primeiro, de seis seminários que vão ser realizados durante o primeiro semestre deste ano. Além desses encontros, também vamos criar o Crea-Junior, por meio do qual chegaremos aos profissionais, antes mesmo de concluírem suas graduações, trazendo-os para perto do Conselho que, no futuro, irá representá-los, assim como também, criaremos o Crea-Móvel, por meio do qual atenderemos aos profissionais e empresas que se encontram nos locais mais distantes do nosso Estado”, prometeu Alencar.

Em seguida, o inspetor Coordenador de Salgueiro, Ernando Alves de Carvalho Filho, falou a todos como representante do Crea-PE na cidade. “Nosso município está em festa. Pela primeira vez temos, no Crea-PE, um representante do Sertão. Ele quer uniformizar a questão do atendimento aos profissionais do Sistema. Presidente, estes são os profissionais que atenderam ao seu chamado e estão aqui para discutir questões sobre a água. Essa é, na verdade, uma semente que será plantada em benefício de todos”, comemorou Ernando Filho, dizendo que, como não era o prefeito da cidade, entregaria, simbolicamente, as chaves da Inspetoria do Crea-PE no Município.

A secretária de Desenvolvimento Urbano e Obras da Prefeitura Municipal de Salgueiro, Ana Neide de Barros, participou do evento representando o prefeito de Salgueiro, Marcones Libório. “Estou aqui com muita satisfação para, em nome do prefeito Marcones, desejar boas vindas a todos e dizer que Salgueiro está de portas abertas para recebê-los, para tratar de um tema que não é mais, apenas do Semiárido, mas, de todo o País. É necessário discutirmos a questão da água do ponto de vista da melhor utilização, do consumo racional e, a partir dessas discussões, contribuir de forma séria para acharmos alternativas para a difícil realidade que estamos vivendo”, pontuou a secretária.

DSCF4425.4
Não posso deixar de homenagear seu pai, de forma pessoal, e também em nome do Sistema Confea/Crea e Mútua, disse Evandro

Ainda na programação da abertura, o presidente Evandro Alencar entregou, ao inspetor Secretário de Salgueiro, Engenheiro de Minas Antônio de Ataíde o Termo de Posse. Também fez a entrega de uma placa que homenageou, in memoriam, Juarez de Sant’ana Siqueira, pelas contribuições que deu ao Crea-PE, como o primeiro funcionário da Inspetoria de Salgueiro. Ao fazer a entrega da placa a Janine Monteiro Sant’ana de Siqueira, filha do funcionário, o presidente disse “Não posso deixar de homenagear seu pai, de forma pessoal, e também em nome do Sistema Confea/Crea e Mútua”, disse agradecido Evandro Alencar.

Em seguida, desfeita a mesa, o presidente Evandro Alencar fez uma palestra sobre o papel do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea) e do Crea-PE. Antes, porém, Evandro fez um apelo aos profissionais da Região para que se reúnam e criem sua associação “só assim vocês poderão contribuir para fortalecer ainda mais essa Região e ajudar a trazer mais eventos como este para Salgueiro”, pediu o presidente, explicando que “não sou o primeiro presidente do interior à frente do Crea-PE, fui também o primeiro candidato do Sertão a concorrer ao posto”, disse, explicando que um dos passos que antecederam estes fatos, foi a criação da Assengea em Araripina.

Na palestra que fez sobre o Sistema Confea/Crea e Mútua, Evandro Alencar, falou sobre a fundação e sobre o Decreto que criou o Confea, incluindo explicações sobre a missão e a visão do órgão federal. Também falou das atividades desenvolvidas pelo Confea nas Comissões, nos Grupos de Trabalho, no plenário e no Colégio de Presidentes que envolve os representantes dos 27 Creas, além dos presidentes do Confea e da Mútua. Também falou da importância da Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (Soea), do Colégio de Entidades Nacionais (Cden), passando pelas instituições de ensino e coordenadorias nacionais de Câmaras Especializadas.

Sobre a organização do Crea-PE, explicou que, a autarquia especial, tem como principal atividade, a fiscalização do exercício das profissões das áreas tecnológicas. Na ocasião, ele ainda falou que o Plenário é uma instância soberana e que, portanto, não esta subordinada a nenhum órgão interno. Depois explicou que na estrutura básica do Crea-PE está o apoio e a estrutura de suporte. “Apesar de prevista, ainda não temos a estrutura de Apoio do Crea-PE. Para tanto, vamos criar, o Colégio de Inspetores. Eles representam a presidência em cada Região. Sabemos que podemos contar com eles que têm trabalhado e nos ajudado muito. Também vamos criar o Colégio de Entidades, onde vamos unir todas as entidades e, o Colégio de Instituições de Ensino, onde estarão unidas todas as instituições de ensino do nosso Estado. Além desses, vamos criar também, o Conselho Consultivo. Nele vamos discutir os problemas das nossas áreas, antes que aconteçam. Iremos ser propositivos e vamos ajudar na criação de políticas de governo e de Estado, especialmente”, disse o presidente.

Por fim, Evandro Alencar falou sobre a aquisição de um novo sistema de informatização, por meio do qual, os processos serão todos requeridos e atendidos de forma online, agilizando o atendimento e proporcionando maior comodidade aos profissionais e empresa. Com isso, e com tudo que está sendo feito e pensado, o presidente garantiu que vai fazer com que o Crea seja cada vez mais forte e atuante.

DSCF4439.6
Augusto Nogueira, diretor da Mútua-PE, destacou o apoio recebido por Evandro

Em seguida, foi a vez do diretor Geral da Mútua em Pernambuco, Augusto José Nogueira, falar sobre as vantagens que a Mútua oferece a todos os associados. Foi mostrado aos presentes um vídeo institucional falando dos produtos oferecidos aos profissionais e, logo em seguida, Augusto voltou a falar. Desta vez, o diretor chamou a atenção para o baixo número de associados que há em Pernambuco e agradeceu em público ao presidente Evandro Alencar pelo apoio dado a ele na candidatura e agora com a divulgação da Mútua em todo o Estado de Pernambuco.

Último afalar, o professor Mário de Oliveira Antonino falou sobre as motivações que o fizeram trabalhar com afinco para a publicação dos Cadernos do Semiárido. “Os criei pensando em deixar um legado para as próximas gerações e, como nascido no Cariri da Paraíba, estive envolvido nos problemas da seca desde cedo. Cansado de ver a mídia se referir aos nordestinos como coitadinhos, resolvi procurar alguns amigos e propor a parceria para criarmos os Cadernos”, explicou o professor.

Defensor incansável da continuidade de ações independentemente da política partidária, Mário Antonino elogiou o presidente Evandro Alencar, por dar continuidade a um projeto que teve seu início na gestão do seu antecessor na presidência do Crea-PE. “A decisão de continuar apoiando essa iniciativa mostra que você não tem visão mesquinha”, resumiu Mário Antonino, complementando, “este primeiro caderno é de autoria de Waldir Duarte Costa e trata de águas subterrâneas”, concluiu o professor pedindo a contribuição de temas que possam virar assunto dos próximos cadernos.

Encerrando o primeiro dia do Seminário, o presidente Evandro Alencar agradeceu a presença de todos e informou que o evento reiniciará a partir das 8h30 desta quarta-feira. Aproveitou também a oportunidade, para agradecer aos colaboradores locais e do Recife, assim como as presenças dos fiscais que estão em Salgueiro realizando uma Fiscalização Dirigida até a sexta-feira (27).

Dilma Moura
ASC do Crea-PE

 

 

 

 

Pular para o conteúdo