Encontro coordenado pelo Crea-PE reúne no Recife Assessores Técnicos de vários estados do País

Objetivo da reunião é debater a Resolução nº 1137/2023 e suas consequências para o funcionamento dos Conselhos Regionais

O Crea-PE é o anfitrião do Encontro dos Assessores Técnicos dos Creas do Nordeste para estudo da Resolução nº 1137/2023. O evento acontece no Recife,  quarta-feira (14) e quinta-feira (15). Representantes de Conselhos de vários estados do país decidiram participar do encontro por conta da importância e urgência das discussões.

Além de integrantes do Creas do Nordeste,  há também profissionais de estados como Rio de Janeiro, Santa Catarina,  Paraná,  Rondônia, Minas Gerais, além do Distrito Federal. A pauta principal da  reunião é o estudo técnico para a operacionalização de ART, CAT e CAO e toda Resolução nº 1.137/2023,  que dispõe sobre a Anotação de Responsabilidade Técnica (ART), o Acervo Técnico Profissional  e o Acervo Técnico-Operacional.

O presidente do Crea-PE,  Adriano Lucena,  destacou que o encontro é fruto de uma demanda dos Conselhos e de seus corpos técnicos, na busca pelo melhor entendimento da Resolução nº 1.137/2023.

“Percebemos a necessidade de ouvir vocês,  do Nordeste, mas compreendemos que havia uma demanda coletiva,  que se estendia para além da nossa região. Então,  é fundamental que a gente possa dialogar com o Brasil todo”, reforçou Adriano Lucena na abertura do evento.  “Que a gente possa construir Creas, Confea e Mútua nos quais acreditamos: instituições capazes de trabalhar com a máxima eficiência,  no sentido sempre de melhorar a vida de todos.”

A necessidade do encontro do Recife surgiu na Reunião Ordinária do Fórum de Presidentes da Região Nordeste, que aconteceu em São Luís (MA), em maio. Além do presidente Adriano Lucena, o Crea de Pernambuco foi representado pelo superintendente Técnico, Nielsen Christianni, além de integrantes das assessorias técnicas e jurídicas da autarquia.

Para o presidente do CREA Piauí e coordenador do Colégio de Presidentes Sistema Confea/Crea e Mútua, Ulisses Filho, que está no Recife, “o Crea-PE é uma referência entre os Creas do Brasil”. E elogiou a iniciativa do Conselho de Pernambuco de sediar o encontro.

A presidente do Crea Alagoas, Rosa Tenório,  destacou: “Gostaria de parabenizar Adriano Lucena por nos receber diante de uma situação em que o diálogo e as discussões entre nós serão fundamentais. Considero Pernambuco uma espécie de ‘hub’, congregando todos os estados do Nordeste. A gente entende que o sistema é único e por isso precisamos seguir juntos, sempre.”