Crea-PE

Encontro dos Presidentes dos Creas do Norte e Nordeste debate valorização profissional

Fórum aconteceu nessa quarta-feira (28), na sede do Crea-TO em Palmas

Temas que reforçam a valorização dos profissionais, a exemplo do Salário Mínimo Profissional e a defesa da unificação da remuneração dos engenheiros do Instituto Federal, foram debatidos no Encontro dos Presidentes do Norte e Nordeste, nesta quarta (28), em Palmas, no Tocantins. A reunião contou com a participação do 2º vice-presidente do Crea-PE, Tácito Maia.

“Foi um evento muito importante, porque temos muitas similaridades. Reforçamos alguns pontos da defesa do salário mínimo e dos engenheiros do IF, aos quais prestamos solidariedade”, explicou Tácito Maia. Segundo ele, outro ponto relevante do fórum foi a carta que será encaminhada ao Confea, solicitando a substituição do Programa Fortalece, que foi descontinuado e representou perda de recursos para os Creas da região Norte. 

Os presidentes e representantes dos Creas debateram, na sede do Crea-TO, outros temas como inovação tecnológica, ética profissional e capacitação. O objetivo do fórum é promover a aproximação entre os Creas, discutir a valorização profissional, as diferenças regionais e o desenvolvimento de soluções sustentáveis. O evento reuniu 14 representantes dos estados das regiões Norte e Nordeste.

“Foi um momento de aproximação fundamental entre os Creas. Debatemos assuntos pertinentes à valorização profissional e ao desenvolvimento de soluções sustentáveis que fortalecerão a Engenharia, a Agronomia e as Geociências”, destacou o presidente do Crea-TO, Daniel Iglesias. Outro tema de destaque foi a contribuição dos Creas para a COP30. A Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas será realizada no Pará, em novembro. 

Além da agenda do Fórum, os presidentes, vice-presidentes e representantes participaram do 8º Encontro do Fórum Norte e Nordeste da Indústria da Construção (FNNIC).

Pular para o conteúdo