Escritório de Atendimento do Crea-PE em Boa Viagem encerrou atendimentos em dezembro

Criado em janeiro de 2010, o Escritório de Atendimento do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco (Crea-PE), encerrou, na sexta-feira (28.12),  suas atividades. A criação do espaço teve como principal objetivo, oferecer serviços a profissionais e empresas com mais conforto e agilidade e assim aconteceu. O Escritório cumpriu plenamente o seu papel, durante oito anos, sendo, um dos pontos descentralizados do Conselho, com mais atendimentos realizados ao longo do tempo de funcionamento. No entanto, com a implantação, em maio de 2016, do Sistema de Informações Técnicas e Administrativas do Crea (Sitac), todos os serviços oferecidos pelo Crea, passaram a ser  disponibilizados online. Assim, aos poucos, o espaço deixou de ser imprescindível para o atendimento dos profissionais e empresas não sendo mais necessário o seu funcionamento.

Serviços como registro de profissional e empresa, realização de denúncias, criação de protocolos diversos, pedido e recebimento de certidões (acervo técnico, registro e quitação) e preenchimento/emissão de Anotações de Responsabilidades Técnicas (ARTs), são, juntamente com impressão de boletos para pagamento de anuidades, realizando, inclusive, negociação online em relação a débitos e/ou obrigações junto ao Conselho. Verificação de autenticidade de documentos como Certidões, ARTs e registros profissionais são outros serviços abertos e destinados à sociedade em geral, acessíveis nas mais diferentes plataformas tecnológicas.

Outro diferencial do Sitac, tanto para os colaboradores do Conselho quanto para profissionais e empresas, é a possibilidade de acesso ao sistema através de dispositivos móveis, como tablets e smartphones.  A funcionalidade da ferramenta permite um atendimento mais dinâmico e com recursos atualizados, reduzindo o tempo necessário para a solução das demandas, assim como, a diminuição da utilização de papel, já que todos os processos serão tratados virtualmente.

SITAC

Em 2014, o sistema foi eleito, a partir de análise dos gestores dos Creas de todas as Regiões do País, como o melhor programa de tecnologia de informação para atender as demandas do Sistema Confea/Crea, pois gerencia documentos ligados às rotinas técnicas, administrativas e operacionais do Conselho.