Espaços de saúde agregam elementos da Engenharia, Agronomia e Geociência

Presidente do Crea-PE, Adriano Lucena, realizou palestra no simpósio do IX Congresso Brasileiro para o Desenvolvimento do Edifício Hospitalar e apresentou ações e programas do Conselho

O espaço da saúde, dos hospitais, das clínicas tem elementos da Engenharia, da Agronomia e da Geociências todos os dias. “A saúde, a gente não cuida somente nos hospitais, mas na moradia, no transporte, com a água, o saneamento, a drenagem”, afirmou o presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea-PE), Adriano Lucena, que participou nesta sexta-feira (21) como palestrante do simpósio do IX Congresso Brasileiro para o Desenvolvimento do Edifício Hospitalar (CBDEH).

O evento, com patrocínio do Crea, teve início na quarta-feira (19) e encerrou nesta sexta-feira, no Centro de Convenções, dentro da feira Hospital Med 2022, onde o Conselho participou com um estande. Lucena agradeceu a participação dos profissionais do Sistema Confea/Crea na feira e destacou a importância da Engenharia na promoção da saúde.

“A Engenharia deve se preocupar com o ambiente do hospital, para que o profissional da saúde possa cuidar exclusivamente do paciente”, ressaltou Lucena. O presidente do Crea também falou sobre as ações de fiscalização do Conselho, ressaltando que o Crea tem um trabalho educativo e não meramente punitivo. Ele lembrou da Campanha de Fiscalização dos Hospitais, que começou com a maior unidade hospitalar pública do Norte/Nordeste, que é o Hospital da Restauração, no Recife.

Na sua palestra, Adriano Lucena ressaltou a valorização dos profissionais da Engenharia, Agronomia e Geociências pelo Crea. Lembrou da importância da Anotação de Registro Técnico (ART), que serve como currículo, documentando as atividades do profissional. O presidente também apresentou ações e programas do Conselho, como Crea na Comunidade, Crea Desenvolve, Crea Convida, Programa Mulher e Crea Júnior. Adriano Lucena mostrou ainda o incentivo do Conselho aos profissionais também no aspecto humano, com o Sextou, onde eles mostram seu lado artístico e cultural.