Estudantes das áreas ligadas ao Sistema Confea/Crea e Mútua conhecem projeto Crea Júnior Pernambuco

Evandro_alencar_CreaJREstudantes das áreas ligadas ao Sistema Confea/Crea e Mútua, professores das Instituições de Ensino Superior registradas no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco (Crea-PE), Inspetores Regionais e Conselheiros participaram, na noite desta quarta-feira (15), da apresentação do projeto Crea Júnior.  Na ocasião, os participantes conheceram os objetivos gerais do projeto e as experiências dos Creas Júnior de Sergipe e Paraná.

Em um primeiro momento, o presidente do Crea-PE, Evandro Alencar, saudou todos os estudantes e convidados da noite e prestou uma homenagem ao centenário de nascimento de Pelópidas Silveira. “Hoje, nós lembramos do centenário de nascimento de um dos grandes nomes da Engenharia de Pernambuco, Pelópidas Silveira. É impossível negar as contribuições desse grande homem para a Engenharia, para a sociedade, para a política”, afirmou. Ainda em seu pronunciamento, Alencar destacou os avanços na cidade oriundos da gestão de Pelópidas como prefeito do Recife e lembrou que o edifício sede do Crea-PE recebeu o nome em homenagem ao profissional que foi Pelópidas.

CreaJR_Plinio
Plínio Sá, coordenador da Comissão do Crea Júnior PE, falou para os estudantes

Em seguida, Evandro Alencar apresentou a todos a Comissão Especial do Crea Júnior Pernambuco. Formada pelos conselheiros:  Maurício Pina, Maurício Viana, Marcílio Cunha, lucila Ester e Plínio Sá e José Carlos Pacheco, estes últimos sendo coordenador e adjunto, respectivamente. A Comissão tem a missão de fazer o regimento do Crea Júnior, a partir de um projeto existente.  Na parte administrativa, os apoios são os colaboradores Nadja Muniz e Fábio Vírginio.

Após a apresentação da Comissão, o coordenador Nacional do Crea Júnior, Ary Santana. Na sua fala, Ary destacou as experiências vivenciadas dentro das ações do projeto. “Os benefícios para os estudantes são muitos. Palestras, capacitações e, principalmente, contatos e conhecimento. Quando entramos no Crea Júnior expandimos o nosso conhecimento. É uma oportunidade única para quem está na faculdade de conhecer esse Sistema tão rico”, destacou.

Logo após Ary, o representante do Crea Júnior Paraná, Leonardo Galesk, apresentou as  principais ações do projeto em seu regional. “Em cada estado, o Crea Júnior adquire um formato, todos com o objetivo maior de aproximar os Conselhos dos estudantes. No meu regional, fazemos encontros nas regionais, palestras para promover a capacitação de estudantes, além de participação em viagens e debates sobre atribuições profissionais, entre outros”, explicou Leonardo, finalizando sua fala convidando todo os estudantes a serem atuantes no Crea Júnior Pernambuco.

Ainda no evento, o ex-coordenador do Crea Júnior Sergipe, Ayrton Elvis, fez um breve relato sobre sua participação no projeto e houve a apresentação do novo coordenador eleito do Crea Júnior de Sergipe, Victor Callegari Ramos. Em seguida, o conselheiro coordenador do Crea Júnior Pernambuco, Plínio Sá, falou das expectativas do projeto. “Vamos trabalhar para fazer um Crea Júnior que seja forte. É fundamental que os estudantes conheçam seu Sistema e participem ativamente. Para isso, estamos abertos a todos que queiram nos ajudar a construir o Crea Júnior Pernambuco”, destacou o conselheiro.

Estudantes_CreaJRPara finalizar a noite, a palavra foi aberta para as perguntas dos estudantes. Evandro Alencar, novamente, agradeceu a presença e o empenho de todos. No próximo dia 25, Plínio Sá e Nadja Muniz vão conhecer a experiência do Crea Júnior Santa Catarina, no 5° Encontro Estadual.

Rui Gonçalves
ASC do Crea-PE